Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-01-2012

Secretaria de Saúde visita cidades do Noroeste do RJ afetadas por chuva
Municípios sofrem impacto das chuvas com cheia de rios de MG. Laje do Muriaé solicitou um kit calamidade, segundo assessoria da secretaria.
Secretaria de Saúde visita cidades do Noroeste do RJ afetadas por chuva
Foto: g1.globo.com

Equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro, acompanhadas do secretário Sérgio Côrtes, visitam nesta quarta-feira (4) os municípios do Noroeste Fluminense atingidos por fortes chuvas desde o primeiro dia de 2012. A informação é da assessoria da própria Secretaria estadual de Saúde.

A visita tem o objetivo de avaliar as necessidades das secretarias municipais de Saúde de cada uma das cidades, verificar os planos de contingência para os casos de enchentes, os estoques de insumos e vacinas, a situação dos pronto-socorros e dos locais de abrigo e pontos de apoio para desalojados e desabrigados, ainda segundo a assessoria.

No Noroeste Fluminense, Laje do Muriaé, Italva, Santo Antônio de Pádua, Trajano de Moraes, Miguel Pereira e Cardoso Moreira são as cidades que mais sofrem com a cheia dos rios Muriaé e Pomba, cujos leitos em Minas Gerais sofreram forte impacto das chuvas desde domingo (31).

Mais de 3,1 mil desalojados no RJ

A assessoria da Secretaria estadual de Saúde informou ainda que a prefeitura de Laje do Muriaé já solicitou um kit calamidade, que contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool.

Ainda segundo a assessoria, técnicos da secretaria estudam implantar unidades de pronto atendimento em Italva e Santo Antônio de Pádua, onde duas unidades de saúde ficam muito próximas do leito do rio e sofrem com enchentes.

De acordo com o balanço da Secretaria estadual de Defesa Civil, divulgado na terça-feira (4), foram registrados 367 deslizamentos no estado; 41 inundações; 3 desabamentos; 21 enxurradas; 3.108 desalojados; 707 desabrigados; e 84 residências destruídas.

Para Cabral, Região Serrana não se recupera em um ano

Na terça-feira (3), o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que a recuperação da Região Serrana ainda é uma "tarefa gigantesca" para o estado. Cabral esteve em Nova Friburgo, município mais atingido pelas chuvas em janeiro de 2011.

"A demanda é muito grande. Ainda temos uma gigantesca tarefa pela frente e essa recuperação não se conclui em um ano", disse Cabral.

Friburgo ficou em alerta máximo por causa de fortes chuvas que atingiram novamente a cidade entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro. Apesar do alto volume pluviométrico, a Defesa Civil não registrou mortes. Nesta manhã, mesmo sem chuva, a queda de uma barreira na altura do quilômetro 70 da RJ-116, na localidade de Mury, em Nova Friburgo, interrompeu o tráfego na via. Na tarde de terça, a Defesa Civil informou que o município está em estado de vigilância.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir