Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2012

Feira no ES onde turista goiano morreu não foi vistoriada, diz polícia
Sócio da empresa responsável pela feira acredita em fatalidade. Delegado diz que tragédia poderia ser evitada em Piúma, no Sul do estado.
Feira no ES onde turista goiano morreu não foi vistoriada, diz polícia
Foto: g1.globo.com

A tragédia que matou um turista de Goiânia, na última segunda-feira (2), em Piúma, no Sul do Espírito Santo, poderia ter sido evitada. Segundo o delegado da cidade, a estrutura da feira de artesanato desabou após uma forte ventania e matou um homem de 35 anos e feriu outras seis. No momento do acidente, de acordo com o secretario de saúde municipal, mais de 300 pessoas participavam do evento.

O delegado Milton Sabino da Delegacia de Piúma disse que a feira apresentava um série de irregularidades. "Nossa equipe constatou vários erros, um dele é que a estrutura não estava fixada ao chão, não estava chumbada como manda a norma. Outra situação é que a empresa não estava com a licença da prefeitura e não estava com a vistoria do Corpo de Bombeiros em dia. Estruturas como esta, que são desmontáveis, tem prazo de validade de vistoria. A prefeitura deveria ter fiscalizado tudo isso antes da feira começar", explicou Sabino.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Guarapari, na Grande Vitória, a feira é vistoriada anualmente, mas dessa vez a vistoria não aconteceu. A feira começou no dia 23 de dezembro de 2011 sem a verificação dos bombeiros, o que, segundo o comandante, não poderia acontecer.

A prefeitura de Piúma já notificou a empresa por não ter o alvará de funcionamento dos bombeiros e pela não renovação da licença com o município, que é anual e venceu no último dia 31. A Feira do Sol fica na avenida Beira Mar e está totalmente isolada. Funcionários da empresa responsável pela estrutura trabalhavam na desmontagem dos toldos.

Antônio Lana é sócio da empresa responsável, ele disse que havia solicitado a vistoria dos bombeiros desde o dia 7 de dezembro. Para o representante, o que aconteceu foi uma fatalidade.

O resultado do laudo pericial que pode comprovar se houve ou não negligência na montagem da Feira do Sol, em Piúma, deve sair em até 10 dias. Enquanto isso, segundo o Corpo de Bombeiros, o local vai permanecer interditado.

    Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir