Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-01-2012

Posto de Saúde se transforma em depósito de lixo em Ituiutaba, MG
Documentos da Secretaria Municipal de Saúde estão espalhados no local. Materiais serão retirados e o prédio reformado, diz secretário de Saúde.
Posto de Saúde se transforma em depósito de lixo em Ituiutaba, MG
Foto: g1.globo.com

Um posto de saúde em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, foi desativado há dois anos e virou motivo de reclamação por quem mora próximo ao local. As salas que antes eram usadas como consultórios se transformaram em depósitos de lixo. Os vidros foram quebrados e as portas destruídas, além disso, o telhado está em situação precária. Segundo o secretário de Saúde, Evandro Martins, os materiais serão todos retirados nos próximos dias e o prédio reformado.

O Posto de Saúde Garibaldi Oliveira Diniz, do Bairro Natal, atendia cerca de duas mil pessoas. No dia 30 de abril de 2010 os atendimentos foram transferidos para um Posto de Saúde da Família (PSF) e o local foi desativado.

"Cada dia que passa vai só desmoronando e a Prefeitura não faz nada", reclamou a dona de casa Avani Alves Araújo. Pelo chão estão espalhados documentos da Secretaria Municipal de Saúde. São prontuários de atendimento, papéis do Sistema Único de Saúde (SUS) de campanha de vacinação e até receitas com o nome de pacientes. Segundo os moradores, alguns papéis foram queimados por pessoas que dormem no local durante à noite. "Eles pularam aí para dentro, quebraram tudo, acabaram com tudo", contou a dona de casa Elza Gomes.

Segundo o secretário de Saúde, esses papéis na verdade fazem parte dos prontuários de atendimento. "Eles têm que ser transferidos para onde está sendo realizado o atendimento. Como era provisório, nós estávamos aguardando a definição para que eles fossem transferidos", explicou.

Além do descaso das autoridades, o local gera insegurança para os moradores da região. "Os ladrões tomaram conta de tudo. Ninguém fez nada e está desse jeito", disse a dona de casa Maria Aparecida de Jesus. Com relação à segurança no local, o comando da Polícia Militar informou que irá reforçar o patrulhamento na região.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir