Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2012

Em sete dias, chove 22% acima da média prevista para janeiro em BH
O acumulado na capital mineira foi de 334 mm até o sábado. Algumas regiões de MG também tiveram chuva acima da média para o mês.
Em sete dias, chove 22% acima da média prevista para janeiro em BH
Foto: g1.globo.com

Nos sete primeiros dias de janeiro de 2012, já choveu em Belo Horizonte o correspondente a 22% acima da média prevista para o mês. De acordo com Instituto de Meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foram 334 milímetros de chuva até o sábado (7), quando eram esperados 274 mm para os 31 dias.

No estado, algumas regiões também já foram atingidas por chuva acima da média prevista, como na Zona da Mata, nos municípios próximos a Muriaé, e na faixa central do estado entre Belo Horizonte e a Represa de Furnas, no Centro-Oeste. Em Ponte Nova, na cabeceira do Rio Doce, a chuva também já passou em sete dias o previsto para 31.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para Belo Horizonte é de mais chuva durante a semana. Segundo o meteorologista Artur Chaves, a chuva deve ser constante até a manhã de terça-feira (10). Depois, a possibilidade é de ocorrências de pancadas de chuvas no fim do dia, até o próximo domingo.

Nas demais cidades do estado, a previsão também é de chuva. De acordo com o meteorologista, as regiões Central, e Noroeste terão chuva até terça-feira. O tempo melhora, mas ainda devem acontecer pancadas de chuva. No Triângulo Mineiro, na Zona da mata e no Sul ainda deve ocorrer chuva mais constante até quarta-feira, quando o tempo apresenta uma melhora. Entre quinta-feira e sábado, há possibilidade de chuvas isoladas em todo o estado. No domingo (15), outra frente fria deve atingir o Triângulo, Alto Paranaíba e Sul, causando mais chuva.

Números

De acordo com a Defesa Civil estadual, 104 cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva, até a manhã desta segunda-feira (9). Doze pessoas morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro. Os casos mais recentes confirmados foram registrados em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em Guaraciaba, na Zona da Mata, e em União de Minas, no Triângulo Mineiro.

Segundo o órgão, duas pessoas estão desaparecidas: uma em Santo Antônio do Rio Abaixo e outra em União de Minas. No total, 157 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando mais de 2,2 milhões de pessoas. Destas, 12.875 pessoas estão desalojadas e outras 1.204 estão desabrigadas. Trinta e seis pessoas ficaram feridas. Até esta segunda-feira (9), 131 casas e 112 pontes foram destruídas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir