Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2012

Destroços de navio que se partiu chegam a praias da Nova Zelândia
Tempestade causou quebra do cargueiro Rena, encalhado desde outubro. Autoridades esperam novo vazamento de óleo, mas menos impactante.
Destroços de navio que se partiu chegam a praias da Nova Zelândia
Foto: g1.globo.com

Destroços do navio Rena e contêineres que estavam na embarcação começaram a chegar às praias da Nova Zelândia nesta segunda-feira (9), após o cargueiro ter se partido em dois grandes pedaços no fim de semana devido a uma forte tempestade que atingiu a região.

O navio encalhou há um mês na Baía de Plenty e causou o maior acidente ambiental da história do país, devido ao vazamento de 350 toneladas de petróleo no mar. O fato provocou o fenômeno chamado de "maré negra". Ao menos 2 mil aves morreram e diversas praias foram contaminadas.

Segundo o jornal "NZ Herald", autoridades ambientais do país estão em alerta para um novo derramamento, porém em menor proporção. "É possível um novo vazamento, mas menos impactante", disse o ministro do Meio Ambiente, Nick Smith. O governo afirma que a "quebra" do navio já era esperada e que equipes de limpeza e resgate estão preparadas.

Toneladas de leite em pó que estavam em alguns dos contêineres já surgiram nas praias, cujo acesso de turistas e moradores foi restrito devido à operação de limpeza. Biólogos e equipes de resgate foram mobilizados, já que a previsão é que o óleo, liberado pelo navio após a quebra, chegasse à costa ainda na manhã desta segunda-feira (hora local).

A companhia encarregada de recuperar a carga, Braemer Howells, estima que entre 200 e 300 contêiners dos 830 originais foram perdidos depois que o navio se partiu, e que a maior parte deve simplesmente afundar. Os 40 a 60 restantes serão recolhidos quando as condições meteorológicas na área melhorarem, afirmou a companhia.









Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir