Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 11-01-2012

Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 15 anos
Evento acontece na cidade mineira do dia 20 a 28 de janeiro. Edi��o de 2012 ir� homenagear o ator e diretor Selton Mello.
Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 15 anos
Foto: g1.globo.com

Em sua 15� edi��o, a Mostra de Cinema de Tiradentes acontece do dia 20 a 28 de janeiro de 2012 na cidade mineira. Nesse per�odo, ser�o exibidos 116 filmes � sendo 31 longas, um m�dia e 84 curtas - entre produ��es premiadas, estreias de jovens realizadores e pr�-estreias mundiais.

O evento ainda prestar� homenagem a Selton Mello. Durante o evento, ser�o exibidos os principais filmes da carreira do ator, al�m da primeira sess�o p�blica de Billi Pig, novo longa do diretor Jos� Eduardo Belmonte, protagonizado por Selton.

O p�blico presente tamb�m poder� assistir aos filmes "O Cheiro do Ralo", de Heitor Dhalia; "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho; "A Erva do Rato", de J�lio Bressane; e "O Palha�o", segundo longa-metragem dirigido por Selton, al�m de Palha�o.doc, m�dia-metragem sobre o processo de realiza��o do longa, dirigido por Marcelo Pontes.

Importantes curadores internacionais vir�o ao pa�s para conhecer a produ��o brasileira independente. Anne Delseth, membro do Comit� de Sele��o da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Paolo Moretti, do Festival de Veneza; Federico Cote Veiroj, do Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha; Raymond Whalravens, do Festival Internacional de Amsterdam; e Sesi Bergeret, do L�Alternativa - Festival de Cinema Independente de Barcelona - estar�o presentes.

Cronograma

Divida em tr�s partes, a Mostra d� espa�o �s novas produ��es nacionais, e premia tamb�m trabalhos de cineastas j� consagrados. Sete novos longas concorrer�o ao pr�mio de melhor filme concedido pelo J�ri da Cr�tica e pelo J�ri Jovem. Enquanto a Mostra Aurora representa a aposta em jovens realizadores, as se��es Olhares e Vertentes apresentam filmes aguardados.

� o caso dos seis longas da Mostra Olhares, a come�ar por Girimunho, de Helv�cio Marins Jr. e Clarissa Campolina, que teve sua estreia no Festival de Veneza (onde levou o pr�mio Interfilm) para depois seguir uma carreira premiada em festivais como San Sebastian, Mar del Plata, Nantes e Havana.

Fazem parte da programa��o da Mostra Olhares tamb�m Hoje, de Tata Amaral (cinco pr�mios no �ltimo Festival de Bras�lia, incluindo o de Melhor Filme); Bruta Aventura em Versos, de Let�cia Sim�es (que teve sua estreia na Premi�re Brasil, no �ltimo Festival do Rio); Estradeiros, de S�rgio Oliveira e Renata Pinheiro (eleito Melhor Filme na �ltima Semana dos Realizadores); O Homem Que N�o Dormia, de Edgar Navarro (Melhor Ator Coadjuvante no �ltimo Festival de Bras�lia); e Olhe Pra Mim de Novo, de Kiko Goifman e Cl�udia Priscilla (Melhor Document�rio no Festival Mix Brasil).

J� a Mostra Vertentes apresenta a estreia mundial do longa Augustas, de Francisco C�sar Filho, ao lado do premiado As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takum� Kuikuro (Pr�mio Especial do J�ri e Melhor Montagem no Festival de Gramado); Djalioh, de Ricardo Miranda; Vou Rifar Meu Cora��o, de Ana Rieper; e Na Carne e Na Alma, longa p�stumo de Alberto Sav�, falecido em outubro �ltimo.

Encerrando a programa��o de longas, a tradicional Mostrinha, dedicada ao p�blico infanto-juvenil, apresenta os longas Uma Professora Muito Maluquinha, de Andr� Alves Pinto e C�sar Rodrigues; Desenrola, de Rosane Svartman; e Rio, de Carlos Saldanha.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir