Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2012

Desabrigados aguardam casas prometidas em 2008 em MG
Mais de 400 pessoas est�o em abrigos em Divin�polis. As resid�ncias s�o obras do PAC e est�o atrasadas h� mais de tr�s anos.
Desabrigados aguardam casas prometidas em 2008 em MG
Foto: g1.globo.com

As fam�lias desabrigadas pela chuva em Divin�polis, no Centro-Oeste, aguardam uma posi��o da Prefeitura em rela��o �s casas prometidas desde a �ltima enchente em 2008. Na cidade, segundo a Defesa Civil, em 2012 s�o 627 pessoas desalojadas e desabrigadas, destas 415 est�o em abrigos � espera de moradias.

O prefeito Vladimir Azevedo informou que est�o sendo constru�das 800 novas moradias pelo Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC) e que as 33 fam�lias das chuvas de 2008 continuar�o sendo contempladas com o "Aluguel Social". "N�s continuamos garantindo esses alugu�is para as fam�lias desabrigadas at� entregarmos as casas do PAC prontas", disse o prefeito. Ele garantiu que todas as fam�lias prejudicadas ser�o assistidas.

Mas as fam�lias que foram afetadas pela chuva de 2008 ainda continuam nos im�veis alugados pela Prefeitura e sem a casa pr�pria. As resid�ncias das obras do PAC at� hoje n�o ficaram prontas. As obras est�o atrasadas h� mais de tr�s anos e as fam�lias que vivem de aluguel n�o t�m certeza se v�o conseguir ter uma casa pr�pria.

A chefe de produ��o Silv�nia Aparecida foi uma das pessoas que tiveram que deixar as casas na enchente de 2008. Desde ent�o ela mora em uma casa que foi emprestada pela Prefeitura.

Silv�na vive com o marido e o filho e � uma das 33 fam�lias que j� recebem o aux�lio "Bolsa Aluguel". "Estou esperando at� hoje uma solu��o e ningu�m me procura para falar nada, n�o me deram garantia nenhuma. Eu n�o sei para onde vou", contou. Na casa improvisada h� infiltra��es nas paredes e as janelas est�o estragadas. Silv�nia disse ainda que j� perdeu colch�es e cobertores.

Se a situa��o preocupou no passado, agora n�o � diferente. Os moradores que tiveram que abandonar as casas sentem a inseguran�a de como ser� o futuro. Na escola do Bairro Candel�ria, sete fam�lias est�o desabrigadas e esperam uma decis�o. Quatro salas s�o ocupadas e crian�as e adultos tentam se adaptar ao novo espa�o. "Estamos aguardando as provid�ncias e, enquanto isso, vamos tentando nos acostumar com o local improvisado", disse a dona de casa Ang�lica Gabriela da Silva.

De acordo com o secret�rio adjunto de Usinas e Projetos, Cleber Aguiar, as obras do PAC foram iniciadas em 2008, mas apenas 25 casas foram constru�das com o recurso no Bairro S�o Sim�o e at� hoje o local n�o recebeu nenhuma das 33 fam�lias. "A empreiteira que concluiu a licita��o quase terminou as casas no Nova Su��a, mas depois desistiu do contrato e o processo atrasou. O contrato teve que ser rescindido para depois fazer a cota��o das outras etapas restantes" relatou o secret�rio.

E a Prefeitura divulgou que est� providenciando, por meio do Programa Divino Lar, o envio da documenta��o dos sorteados para a Caixa Econ�mica Federal (CEF) para an�lise e aprova��o e que essas pessoas devem ocupar as casas dos conjuntos habitacionais, Quinta das Palmeiras e Copacabana, que est�o em fase de finaliza��o.

As pessoas convocadas devem comparecer � Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fica na Rua S�o Paulo, n� 106, no Centro, at� o dia 17 de janeiro. Quem n�o comparecer pode ser desligado do programa. A listagem com os nomes dos convocados est� afixada na portaria da Prefeitura de Divin�polis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir