Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2012

Haitianos mantêm poucas esperanças dois anos após terremoto
Dois anos depois do terremoto que matou ao menos 200 mil pessoas no Haiti, milhares de vítimas ainda se amontoam em acampamentos improvisados sem nenhuma esperança de recuperar algum dia uma vida normal.
Haitianos mantêm poucas esperanças dois anos após terremoto
Foto: jornalagora.com.br

A fotografia de Porto Príncipe não mudou muito desde o terrível terremoto de 7 graus de magnitude que devastou a capital haitiana e cidades de todo o país em 12 de janeiro de 2010, expulsando para as ruas mais de um milhão de pessoas.

Alguns locais públicos foram esvaziados no âmbito de um novo programa do governo de retorno aos distritos de origem que deve se acelerar em 2012. O primeiro-ministro Garry Conille anunciou a construção durante este ano de mais de 3.000 casas para os desabrigados.

As estatísticas da OIM (Organização Internacional para as Migrações) mostram que muitos desabrigados deixaram os acampamentos, mas centenas de milhares de pessoas ainda vivem neles, como no parque de jogos de Santa Teresa de Pétion-Ville, onde se aglutinam mais de 2.500 pessoas em condições desumanas.

"Cheguei aqui momentos depois do terremoto, com meus filhos, minha filha de alguns meses nos braços e mais nada. Deixei tudo nos escombros", lembra Valérie Loiseu, 28. Sentada em um muro na entrada do terreno onde estão instaladas dezenas de barracas de campanha feitas de peças de chapa metálica, Valérie, com a filha Kélida, 3, entre suas pernas, parece indiferente à circulação de veículos que vão e vêm na avenida adjacente. "Não tenho nenhuma esperança de mudança", afirma, antes de reconsiderar. "Minha esperança é Deus. Não os governantes do país".

Ceticismo
Este sentimento é generalizado no acampamento onde os próprios desabrigados se consideram esquecidos, apesar da chegada ao poder no ano passado do novo presidente, Michel Martelly.

No parque, algumas crianças brincam com uma bola velha. Perto delas, as mais novas correm descalças e seminuas entre trilhas de terra onde são jogadas águas residuais e lixo de todo o tipo.

Inclinado sobre sua velha máquina de costura branca e pedalando durante todo o dia, Alfred Louis Edes, conhecido como "El Jefe", se agarra à vida. Ele sorri sempre, apesar da falta de dentes, e continua oferecendo seus serviços no parque, onde vive sem saber quando poderá sair de lá. "Sair? Esse não é meu problema. Com meu trabalho criei meus filhos, que são maiores e podem se valer por si mesmos", diz orgulhoso o homem, que trabalha para obter ajuda das organizações humanitárias às pessoas de sua idade, com mais de 60 anos.

Fonte: jornalagora.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir