Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2012

Agricultor fica um mês sem beber água limpa no RS devido à estiagem
Água do rio que fica às margens da propriedade é imprópria para consumo. Prefeitura de Arroio do Tigre localizou uma vertente para abrir uma fonte.
Agricultor fica um mês sem beber água limpa no RS devido à estiagem
Foto: g1.globo.com

A falta de chuva no Rio Grande do Sul continua castigando principalmente moradores de áreas rurais e mais afastadas, como o agricultor Duclécio Duarte, de 45 anos, que ficou um mês sem beber água limpa. Às margens da propriedade dele fica o Rio Jacuizinho, porém, a água é imprópria para consumo. A Prefeitura de Arroio do Tigre, na região Centro-Serra, já localizou uma vertente para abrir uma fonte.

A necessidade de água para beber e cozinhar, no entanto, fizeram com que o agricultor pegasse água do rio. "O dia em que abri a torneira e não saiu água foi muito ruim. Minha mulher queria fazer o almoço e não tinha nada, então eu tive que ir ali pegar. Inclusive meu filho ficou doente com dor na barriga e minha mulher também, mas era o que tinha", conta Duarte.

"Se ele não tivesse essa vertente, o município teria que trazer um caminhão-pipa na propriedade dele. Ou ele teria que ir embora para a cidade, não teria como ficar", avalia Romildo Seibert, diretor da Secretaria de Agricultura de Arroio do Tigre. Segundo ele, a água do rio também tem defensivos agrícolas, o que pode causar problemas de saúde.

Arroio do Tigre tem 12,6 mil habitantes, e a economia é 60% agrícola, com produção de feijão, milho e fumo. O prejuízo com a estiagem, segundo o prefeito Marciano Ravanello, chega a R$ 30 milhões.

De acordo com Seibert, não chove em quantidade considerável desde outubro do ano passado na região. "Teria que chover mais de 100 mm para poder criar água no Rio Jacuizinho", diz. Segundo ele, o rio está 3 metros abaixo do nível normal.


Mais de 1 milhão de pessoas afetadas
O boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na tarde de quarta-feira (11) mostra que já são 188 municípios com decreto de emergência pela estiagem. Outros 31 fizeram notificação preliminar de desastre. O total de afetados já chega a 1.002.587.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir