Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-01-2012

Distrito Federal teve mais de 11,5 mil ocorrências contra a mulher em 2011
Apenas na Delegacia de Atendimento a Mulher foram feitas 3.171 ocorrências. Polícia iniciou "Operação Caliandra" para cumprir 200 mandados de prisão.
Distrito Federal teve mais de 11,5 mil ocorrências contra a mulher em 2011
Foto: g1.globo.com

A Polícia Civil do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (13) que, em 2011, o Distrito Federal registrou 11.552 ocorrências referentes à Lei Maria da Penha. Na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), até o dia 31 de dezembro, foram realizadas 3.171 ocorrências.

Nesta sexta, a polícia realizou a prisão de 11 homens acusados de violar a Lei Maria da Penha. Eles foram presos durante a "Operação Caliandra", desencadeada desde a sexta-feira (6), pela Delegacia da Mulher.

Todos tinham mandado de prisão expedidos pela Justiça. Entre os presos, dois ja estão condenados por estupro e os outros nove por lesões corporais, ameaças e injúrias, segundo a polícia.

De acordo com o Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Onofre Moraes, a Operação Caliandra, nome de uma flor do Cerrado, será contínua. O diretor disse que o objetivo da polícia é cumprir os 200 mandados de prisão expedidos e que não foram cumpridos.

"A mulher tem que ser tratada como uma flor. O homem deve ter a consciência de que as ocorrências serão apuradas de forma rigorosa pela Polícia Civil. Nós queremos mostrar para os homens que os conflitos do lar são resolvidos pelo diálogo ou na Justiça", completou.

A delegada da Deam, Ana Cristina Melo, disse que um levantamento feito pela delegacia identificou foragidos em outros estados. "Aqui no Distrito Federal, agredir mulher é crime e vai ser reprimido da mesma forma que outros delitos", ressaltou.

De acordo com a delegada, todos os presos nesta primeira semana da Operaçao Caliandra descumpriram as medidas judiciais e, por isso, foi pedida a prisão preventiva deles. A delegada ressaltou que, atualmente, as mulheres se sentem mais seguras em procurar uma delegacia de polícia. "Elas têm mais conhecimento dos seus direitos", avaliou.

Segundo Ana Cristina, as denúncias, feitas anonimamente pelo número 197, serão investigadas pela Delegacia da Mulher. O delegado Mauro Lima, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), anunciou um reforço de 60 policiais para auxiliar na operação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir