Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 18-01-2012

Caminhada Litorânea em Marataízes
A Caminhada Litorânea tem como objetivo despertar o interesse da população para a importância da preservação da vegetação nativa da região de praias.
Caminhada Litorânea em Marataízes
Foto: Reynaldo Monteiro

Nesta sétima edição, que será realizada no próximo sábado (21), a Caminhada Litorânea tem como objetivo despertar o interesse da população para a importância da preservação da vegetação nativa da região de praias, notadamente a salsinha da praia (Ipomoea pes-caprae), que exerce função fundamental na proteção das praias da ação erosiva dos ventos e marés.

É uma planta pioneira encontrada em praias e dunas ao longo da costa do Oceano Atlântico e em ilhas da África Central, Índia, Ásia e Austrália. Está sempre em companhia do Alecrim da Praia. Pode se estender por até 10 metros. Vive em locais com água salobra como praias inundadas com água do mar e com ventos fortes. Tolera altas temperaturas, áreas de chuvas sazonais (uma estação seca uma chuvosa). Sua distribuição é limitada pelo clima, pois não tolera frios prolongados.

"A recuperação da Praia Central de Marataízes devolveu a auto estima aos freqüentadores daquele balneário, e um reflorestamento seria fundamental para que as marés e ventos não provoque o retorno ao que estava antes, com a rua sendo invadida pelo mar, causando destruição e danos ao patrimônio", comenta o presidente da ONG Caminhadas e Trilhas - Preserve, João Luiz Madureira Júnior. "Além disso, forma um belo jardim verde e violeta, com um custo irrisório de manutenção.Espero que as autoridades competentes sejam sensibilizadas por este movimento", completa. Nos folders, camisas e materias da caminhada, o grupo divulgará as propriedades desta planta.

Confira a programação da 7ª Caminhada Litorânea!

- Caminhada de 18 km

- I Corrida das Falésias (7 km de Boa Vista ao Camping)

- Teatro Ecológico "O Fantasma do Rio Itapemirim", patrocinado pelo movimento da Ong Caminhadas e Trilhas - Preserve

- Confraternização no Geredys com Banda Dublin - Cover do U2 (www.bandadublin.com.br)

- 1 tonelada de lixo será recolhido (média de 2 kg por pessoa)

    Fonte: gazetaonline.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir