Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2012

EDP Escelsa alerta sobre os perigos de empinar pipas perto da rede elétrica
Período de férias aumenta o índice de desligamentos de energia elétrica por conta das pipas
EDP Escelsa alerta sobre os perigos de empinar pipas perto da rede elétrica
Foto: umadicapordia.com.br

Vitória, 19 de janeiro de 2012 – Uma das brincadeiras favoritas das crianças durante o período de férias escolares é empinar pipas. Mas, este passatempo pode se tornar perigoso se alguns cuidados não forem tomados. Além de provocar o desligamento da rede elétrica, com prejuízo a todas às residências no entorno, esta ação pode causar um grave acidente.

Em 2011, do total de interrupções de energia causadas por pipas em todo o Espírito Santo, 65% ocorreram na Grande Vitória. Deste volume, os índices mais altos são registrados nos meses de férias – janeiro, junho, julho e dezembro.

Para amenizar os transtornos causados à população, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, alerta sobre os riscos de soltar pipas próximas à rede elétrica. Para que a brincadeira aconteça de forma saudável e sem nenhum acidente é importante que as crianças procurem locais descampados e longe da fiação elétrica e, ainda, que não esteja chovendo.

No caso da pipa ficar presa nos fios, não se deve, de forma alguma, tentar retirá-la utilizando materiais condutores de energia elétrica, como madeiras e barras metálicas. A EDP Escelsa lembra, também, que usar um "lança-gato", ou seja, uma pedra presa a uma linha pode ser fatal. Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas graves, como queimaduras, e, em casos mais extremos, causar a morte.

Outra recomendação importante é não utilizar materiais condutores de energia elétrica na confecção das pipas e rabiolas, como madeira e as fitas VHS ou cassete. Estes materiais, em contato com a rede elétrica, podem provocar um curto, já que os circuitos possuem um dispositivo de segurança contra a intervenção de objetos. Outra prática perigosa, e que também contribui para danos à rede, é o uso do cerol, uma mistura de pó de vidro com cola. O composto cortante pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor de energia e provocar um choque elétrico se entrar em contato com a rede, além de ser um risco para motociclistas e pedestres.

As crianças também não devem se arriscar subindo em muros, postes, linhas de transmissão e construções para resgatar suas pipas. A EDP Escelsa ainda alerta que é expressamente proibido invadir as Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) para recuperar os papagaios, visando garantir a segurança das pessoas e instalações, evitar acidentes e prevenir eventuais problemas com o serviço de distribuição de energia.

Sobre a EDP Escelsa - A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,27 milhão de unidades consumidoras, em 70 municípios capixabas.

Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.


Fonte: EDP Escelsa
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir