Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 20-01-2012

BR-365 em MG está prestes a completar 10 anos de descaso
Motoristas fazem zig-zague e invadem a contramão para fugir dos buracos. Deputados assumiram compromisso de dar uma resposta em 15 dias.
BR-365 em MG está prestes a completar 10 anos de descaso
Foto: g1.globo.com

Uma das rodovias mais extensas de Minas Gerais, a BR-365 está prestes a completar uma década de descaso. A via vai de Montes Claros, no norte do estado, a Santa Vitória, na divisa com Goiás. Entre os problemas estão a quantidade de buracos, a falta de acostamento e o mato às margens da rodovia.

Ao todo são 878 quilômetros de pista e boa parte dela com muitos buracos. Um dos piores trechos fica no Alto Paranaíba, na ligação de Patos de Minas com a BR-040. No local, o problema é tão grave que motoristas são impedidos de recorrer ao acostamento e os buracos obrigam os condutores a agir contra as Leis de Trânsito.

De janeiro de 2008 a outubro de 2011, foram registrados 354 acidentes em apenas 140 quilômetros de pista. O número de feridos chegou a 349 e 70 pessoas perderam as vidas, segundo dados da Policia Rodoviária Federal (PRF).

No trecho entre Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté, é possível transitar apenas fazendo zig-zague e alguns motoristas aprecisam invadir a contramão para fugir dos buracos. O perigo é maior ainda em época de chuva, quando a água encobre os buracos. Em outros trechos falta sinalização e o mato invade a pista.

O problema levou representantes da PRF a fazer um laudo, entregue ao Ministério Publico Federal (MPF) no final do ano passado e o caso foi parar na justiça. O procurador da República Onésio Soares Amaral abriu inquérito civil publico tão logo que recebeu o documento.

Ainda no final de 2011 comerciantes, moradores e políticos da região decidiram fechar a rodovia em forma de protesto. Na época, eles pediram a interdição da pista, mas a ação não surtiu efeito.

De acordo com Saulo Moraes, engenheiro-chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o contrato para dar início à operação tapa-buracos foi assinado no início deste ano.

Na última terça-feira (17), Moraes anunciou que as obras de reparo começariam ainda esta semana. No entanto, não há máquinas ou homens trabalhando nos trechos da BR. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, em Belo Horizonte, eles ainda estão dentro do prazo informado.

Procurados para dar uma resposta sobre o assunto, os deputados federais eleitos na região José Humberto Soares (PHS) e Antônio Andrade (PMDB) afirmaram que o problema vai ser resolvido. Eles anunciaram que uma reunião para discutir o caso vai ser agendada em 15 dias.
"Vamos marcar uma reunião e buscar alternativas. Não é caso de revolta e sim de indignação", disse José Humberto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir