Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-01-2012

Concorrente do Megaupload, Filesonic desabilita downloads
Site permitia downloads diversos e vendia contas "premium". A p�gina de "parceiros" tamb�m foi retirada do ar.
Concorrente do Megaupload, Filesonic desabilita downloads
Foto: g1.globo.com

O site Filesonic desativou suas fun��es de compartilhamento de arquivos durante este s�bado (21) e domingo (22). N�o h� detalhes ou coment�rios sobre a mudan�a, nem mesmo no blog oficial da empresa, exceto uma breve mensagem na p�gina principal. O Filesonic, assim como o Megaupload � que foi retirado do ar pelo FBI na quinta-feira (19), acusado de facilitar a pirataria �, permitia que usu�rios enviassem e baixassem conte�dos diversos e, por isso, tamb�m foi usado para abrigar conte�dos protegidos por direito autoral.

Outra semelhan�a do Filesonic com o Megaupload era o programa de afiliados. A partir dele, um usu�rio que envia um arquivo popular � recompensado caso uma pessoa registre uma "conta premium" para fazer downloads no site. As contas premium permitiam um maior n�mero de downloads ao mesmo tempo e davam mais conveni�ncia aos internautas.

No caso do Megaupload, no entendimento do FBI, que fehcou o site, essa oferta levou muitos usu�rios a enviarem conte�do ilegal, lucrando com a atividade de hospedar arquivos com grande demanda.

A p�gina de afiliados do Filesonic, por�m, desapareceu. O espa�o no Facebook dedicado ao site tamb�m sumiu. Usu�rios do site Reddit afirmaram que muitos arquivos e contas de usu�rios foram removidas e que o site teme ser o pr�ximo alvo das autoridades norte-americanas.

De agora em diante, o Filesonic apenas permite que usu�rios baixem os arquivos que eles mesmos enviaram. Seguir qualquer link que antes levava a um download no Filesonic apenas apresenta uma mensagem, que afirma: "toda a funcionalidade de compartilhamento no Filesonic foi desativada. Nosso servi�o s� pode ser usado para enviar e receber os seus arquivos pessoais".

De acordo com o site do Filesonic, a empresa tem endere�os no Reino Unido e em Hong Kong. O site � o 172� maior do mundo em tr�fego, de acordo com a Alexa.

Sopa e Pipa

O fechamento do Megaupload pelo FBI e do Filesonic aconteceu depois que diversos sites, incluindo a Wikip�dia e a Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto com o Sopa e o Pipa, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.

O Stop Online Piracy Act (Sopa) � um projeto de lei com regras mais r�gidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prev� o bloqueio no pa�s, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco est� principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. No Senado, circula o Protect IP Act, conhecido como Pipa (ato para prote��o da propriedade intelectual), outro projeto sobre direitos autorais que mira a internet.

Ambos s�o apoiados por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas s�o questionados por companhias de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e � liberdade de express�o. O Sopa ainda est� sendo avaliado por comiss�o na C�mara; a Pipa deve ir � vota��o no Senado ainda neste m�s.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir