Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2012

TPI nega decisão sobre julgamento de Saif al-Islam, filho de Kadhafi
Líbia e corte parecem estar em desacordo sobre local do julgamento. Em seu país, filho mais famoso do ditador líbio pode pegar pena de morte.
TPI nega decisão sobre julgamento de Saif al-Islam, filho de Kadhafi
Foto: g1.globo.com

O Tribunal Penal Internacional disse nesta segunda-feira (23) que não decidiu se Saif al-Islam Kadhafi, filho do líder líbio deposto Muammar Kadhafi, deve ser julgado na Líbia, contradizendo declarações anteriores de um ministro líbio.

A Líbia e a corte internacional de crimes de guerra parecem estar em desacordo sobre onde deve ser realizado o julgamento de Saif al-Islam.

Dependendo do resultado, o filho mais famoso de Kadhafi poderia enfrentar a pena de morte em seu país natal ou a perspectiva de aguardar julgamento em um centro de detenção confortável conhecido como "O Hilton de Haia", na Holanda, sem risco de pegar a pena capital.

O TPI divulgou uma ordem de prisão para Saif al-Islam no ano passado, depois que promotores acusaram-no e a outras pessoas de envolvimento no assassinato de manifestantes durante a revolta que acabou por derrubar seu pai em agosto.

Mas quando milicianos capturaram Saif al-Islam em novembro, a Líbia disse que queria julgá-lo no país.

O TPI deu à Líbia prazo até 23 de janeiro para confirmar se e quando iria entregar Saif al-Islam e dar informações sobre sua saúde mental e física. Também pediu que a Líbia respondesse aos temores, levantados por ativistas, de que Saif al-Islam era mantido sem comunicação nem acesso a advogados.

O porta-voz do TPI, Fadi El-Abdallah, disse que o tribunal recebeu informações da Líbia nesta segunda-feira, mas não quis entrar em detalhes, dizendo que eram confidenciais.

Contradição

El-Abdallah acrescentou que os juízes não chegaram a um acordo sobre se Saif al-Islam seria julgado na Líbia, contradizendo declarações do ministro da Justiça líbio.

"A Líbia entrou com um pedido na sexta-feira no TPI para que Saif fosse julgado em um tribunal líbio. O TPI aceitou", disse o ministro da Justiça Ali Humaida Ashour à Reuters nesta segunda, acrescentando que uma investigação sobre Saif ainda precisava ser finalizada, mas que a data de seu julgamento seria anunciada quando terminasse.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir