Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 24-01-2012

"Berçário" mais antigo de dinossauros é achado na África do Sul
Sítio palentológico de 190 milhões de anos possui até 10 ninhos. Achado foi descrito na revista da Academia Americana de Ciências

Foto:g1.globo.com

Uma escavação na África do Sul revelou o "berçário" de dinossauros mais antigo já descoberto, com 190 milhões de anos de idade. O recorde anterior para sítios paleontológicos com ninhos dos gigantes pré-históricos era de 100 milhões de anos. A descoberta foi descrita na revista da Academia Americana de Ciências.

Os paleontólogos, coordenados pelo cientista Robert Reisz, afirmam que o local possui pelo menos 10 ninhos em diferentes níveis, cada um deles com até 34 ovos. Também foram achados no local pegadas de dinossauros bebê e até embriões dentro dos ovos. As marcas nas rochas sedimentares sugerem que os animais recém-nascidos ainda viveram no lugar até pelo menos dobrarem de tamanho.

A distribuição dos ninhos entre as camadas de sedimento mostram que os dinossauros mais antigos retornavam ao local repetidas vezes para colocar os ovos. Os animais pré-históricos também depositavam os ovos em grupo, criando "colônias de ovos" nos ninhos.

O estudo feito na África do Sul mostra que uma fêmea de dinossauro de seis metros colocou pequenos ovos ali, com no máximo sete centímetros de diâmetro. A equipe de pesquisadores afirma que a organização dos ninhos sugere que a mãe tenha arrumado os ovos para garantir proteção.

O mesmo sítio paleontológico já havia revelado o embrião mais antigo do gênero Massospondylus, um grupo de animais que eram ancestrais dos saurópodes gigantes e de pescoço longo que habitavam a Terra nos períodos Jurássico e Cretáceo - entre 200 milhões a 65,5 milhões de anos atrás.

Para a equipe responsável pela descoberta, devem haver mais ninhos na área, já que os 10 relatados até agora foram achados em uma faixa com apenas 25 metros de extensão.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir