Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2012

Haitianos acampam no Peru impedidos de entrar no Brasil
Informa��o no Haiti � que o governo brasileiro n�o fechou as fronteiras
Haitianos acampam no Peru impedidos  de entrar no Brasil
Foto: projetohaiti.com

Cerca de 250 haitianos que chegaram ao Peru, ap�s o terremoto em seu pa�s, encontram-se na fronteira com o Brasil impedidos de entrar no pa�s, como aponta a imprensa local.

Segundo informa��es publicados pelo jornal peruano El Comercio, o governo brasileiro decidiu frear uma onda imigrat�ria que j� trouxe mais de 6.000 haitianos ao pa�s somente no �ltimo ano.

O prefeito de I�apari, cidade onde o grupo se encontra, Celso Curi, disse que os imigrantes est�o acampados em igrejas e instala��es do governo e que os alimentos v�m da cidade de Assis, no estado do Acre.

A popula��o da cidade, de 2.500 habitantes, cresceu 10% em uma semana com a ocupa��o. "Temos �gua por duas horas durante o dia e agora n�o h� fornecimento suficiente", disse Curi.

O padre Ren� Sal�zar, respons�vel por uma das igrejas que acolhe os haitianos, disse que no pa�s caribenho se desconhece a informa��o de que as fronteiras brasileiras est�o fechadas.

O l�der do grupo, Fasio Etienne, disse ter gastado todo seu dinheiro neste trajeto. "N�o tenho mais [poupan�a]. N�o posso regressar a mesma mis�ria do meu pa�s", concluiu. "Eu s� quero trabalhar, meus amigos s�o pedreiros, quero que minha fam�lia sobreviva", disse.

O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti no in�cio de 2010 devastou 70% das constru��es da capital do pa�s, Porto Pr�ncipe, e causou a morte de cerca de 250 mil pessoas.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir