Categoria Culinária  Noticia Atualizada em 25-01-2012

Culinária ganha força em Marataízes
Passeando pela culinária portuguesa, sul africana, italiana, francesa e nacional, um grupo de formandos em auxiliar de cozinha e lanchonete mostrou nessa última quarta-feira no Hotel Praia de Marataízes
Culinária ganha força em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Passeando pela culinária portuguesa, sul africana, italiana, francesa e nacional, um grupo de formandos em auxiliar de cozinha e lanchonete mostrou nessa última quarta-feira no Hotel Praia de Marataízes, onde foi ministrado os cursos o que aprenderam com a direção da professora do SESI/SENAI Orliete Carvalho, com vasta experiência em culinária trabalhando por anos no exterior principalmente na Africa, Portugal, Espanha. Foram 44 horas de aulas práticas e teóricas onde os alunos tiveram noções de comportamento, ambiente de trabalho, vestuário, etiqueta, companheirismo, direção e tom de voz. A professora informou ainda que os qualificados aprenderam compor mesa, recepcionar, organizar cardápios e montagem de jantar.

Essa foi a primeira das muitas formações profissionais que a prefeitura municipal através da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento pretende trazer para os futuros cozinheiros do balneário. Já deu o ponta pé inicial ao fechar parceria com a SENAC para ministrar aulas da cozinha nacional, regional, do mediterrâneo. Oriental africana, indiana, francesa, italiana portuguesa. O objetivo é colocar o município na rota gastronômica no Estado.

O prefeito municipal Jander Nunes Vidal disse ser necessário treinar a mão de obra em gastronomia devido à falta de profissionais disponíveis no mercado. "Marataízes investirá macicamente nesse área. Realizaremos durante todo o ano culinárias específicas das cozinhas nacional e estrangeira. Pretendemos com isso atrair turistas e colocar o balneário referência nessa segmento que é porta de entrada para muitos novos empregos em Marataízes", enfatizou Jander.





















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir