Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-01-2012

Apelo de blogueira cubana coloca em xeque política de direitos humanos de Dilma
O Entre Aspas debateu a situação dos cidadãos e presos políticos em Cuba e fora do país.
Apelo de blogueira cubana coloca em xeque política de direitos humanos de Dilma
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma irá a Havana para um encontro com Raul Castro, irmão de Fidel e atual chefe de governo. Porém, o clima na ilha é tenso: um importante preso político morreu de greve de fome. Depois de 53 anos de revolução e de embargo americano, a economia vai mal e faltam liberdade e direitos humanos. Apesar disso, as relações entre Brasília e Havana são boas.

Impedida de sair do país, a blogueira Yoani Sánchez apelou à presidente Dilma para conseguir uma autorização para vir ao Brasil para o lançamento de um documentário. Segundo o professor de Relações Internacionais da USP José Augusto Guilhon, "seria uma ação positivas para Dilma atender ao pedido de Yoani. Ao mesmo tempo, não tem sido essa atitude que o governo brasileiro tem tomado sobre questões delicadas".

A historiadora da UMC Sílvia Miskulin concorda: "Dilma deveria interceder em favor da blogueira, porque o direito de ir e vir é um direito básico de qualquer cidadão. Mas a presidente deveria interceder também em favor de outros presos políticos cubanos e fosse além, pensando também nos cubanos que estão presos nos Estados Unidos. Aí sim seria uma postura coerente em prol da defesa dos direitos humanos que defende".



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir