Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 25-01-2012

Pesquisadores desenvolvem protetor solar que combate rugas e flacidez
F�rmula criada por brasileiros j� foi testada e est� pronta para ser comercializada
Pesquisadores desenvolvem protetor  solar que combate rugas e flacidez
Foto: noticias.r7.com

Pesquisadores da USP (Universidade de S�o Paulo) em Ribeir�o Preto desenvolveram um filtro solar que, al�m de proteger contra os efeitos nocivos da radia��o ultravioleta, melhora a textura e a elasticidade da pele, estimula a renova��o celular, hidrata e diminui as rugas.

Segundo informa��es da Ag�ncia Fapesp, a f�rmula � uma combina��o de dois tipos de subst�ncias fotoprotetoras com extratos vegetais de Ginkgo biloba e de algas marinhas vermelhas. Tamb�m foram adicionadas as vitaminas A, C e E.

As vitaminas foram acrescentadas para estimular a renova��o celular e melhorar as condi��es gerais da pele, elaborando assim um creme multifuncional, segundo a farmac�utica Patr�cia Maia Campos, coordenadora da pesquisa.

- Em pesquisas anteriores, hav�amos confirmado que alguns extratos vegetais eram capazes de melhorar as condi��es da pele fotoenvelhecida e de torn�-la menos vulner�vel aos danos da radia��o. Ent�o, tivemos a ideia de associar esses extratos a filtros solares, para potencializar o efeito protetor.

O primeiro passo do projeto foi desenvolver uma formula��o com filtros fotoest�veis, ou seja, capazes de permanecer ativos na presen�a da luz, com fator de prote��o solar (FPS) 20. Para isso, foram combinados filtros qu�micos (org�nicos), compostos por mol�culas capazes de absorver os raios ultravioleta e transform�-los em raios de baixa energia inofensivos � pele, e filtros f�sicos (inorg�nicos), que refletem a radia��o e impedem sua penetra��o.

- Adicionamos ent�o extratos vegetais e vitaminas. Testamos v�rias combina��es de ingredientes. O desafio foi criar um produto com caracter�sticas sensoriais adequadas, pois, se voc� fizer um creme muito gorduroso ou que n�o espalha, ningu�m usa.

Em parceria com o laborat�rio franc�s Evic, a compatibilidade d�rmica do produto foi avaliada e se atestou sua seguran�a para uso cosm�tico. Nesse momento da pesquisa, em 2008, um dos trabalhos do grupo foi apresentado no Congresso da Sociedade Internacional de Qu�micos Cosm�ticos, em Barcelona, na Espanha.

Os resultados chamaram a aten��o de pesquisadores do Centre de Recherches et dInvestigations �pidermiques et Sensorielles da empresa francesa Chanel.

- Eles nos convidaram para visitar o centro e firmamos uma parceria. Com a participa��o de minha aluna de doutorado Mirela Donato Gianeti, investigamos se a formula��o tamb�m protegia contra grandes varia��es clim�ticas e o resultado foi muito positivo.

Gra�as � presen�a dos extratos vegetais, a pele das volunt�rias ficou livre de danos tanto no alto ver�o como no inverno e tamb�m em condi��es de mudan�a brusca de temperatura.

Paralelamente, foi avaliada a influ�ncia do creme na percep��o t�til das volunt�rias.

Essa sensibilidade, explicou a especialista, fica prejudicada na pele envelhecida.

- A formula��o melhorou a hidrata��o e a fun��o barreira da pele, ou seja, diminuiu a perda de �gua na camada mais superficial. Isso resultou em uma melhora da percep��o t�til, pois trouxe de volta as condi��es de uma pele saud�vel.
Segundo Patricia, a f�rmula est� pronta para ser comercializada, mas ainda n�o houve contatos com empresas do setor nesse sentido.

Parte da pesquisa foi publicada na revista cient�fica Journal of Investigative Dermatology.

Testes feitos com camundongos mostraram que o produto desenvolvido na USP em Ribeir�o Preto reduziu a presen�a das prote�nas p53 e caspase-3, marcadores gen�ticos que indicam dano celular causado pela radia��o.

- Houve ainda menor produ��o da enzima metaloproteinase, que destr�i o col�geno e deixa a pele fl�cida.

Em uma segunda etapa feita com volunt�rias humanas, avaliou-se a a��o do creme em tempo real, por meio de t�cnicas de biof�sica e imagem da pele. Tamb�m foi usada uma t�cnica chamada microscopia confocal de reflect�ncia a laser, que permite ver as altera��es celulares sem o uso de bi�psias.

- Foi poss�vel observar uma hidrata��o profunda e melhora na apar�ncia da pele com dura��o aproximada de 8 horas. Tamb�m melhorou significativamente a fun��o barreira e a textura da pele.

Os testes com a microscopia confocal ainda n�o est�o conclu�dos, mas, segundo a pesquisadora, j� foi poss�vel perceber que o produto aumentou a espessura da camada granulosa da pele. Isso pode estar associado a um maior est�mulo � renova��o celular.

Em todas as etapas, foi testada n�o apenas a formula��o completa, mas tamb�m vers�es que continham apenas os filtros e uma das subst�ncias ativas em estudo.

- Quer�amos avaliar o benef�cio de cada uma e as vantagens de usar a formula��o completa.


A combina��o dos filtros com as algas marinhas vermelhas foi a que mais reduziu a presen�a das prote�nas p53 e caspase-3, ou seja, a que mais evitou danos celulares. A combina��o com o Ginkgo biloba foi a que mais protegeu a fun��o barreira da pele.

J� a f�rmula que tinha apenas os filtros e as vitaminas aumentou a perda de �gua na camada superficial. Segundo a pesquisadora, isso provavelmente est� ligado ao aumento da renova��o celular estimulado pelas vitaminas A e C.

- Por isso � importante acrescentar os extratos vegetais para compensar.

Quanto maior a perda de �gua, mais fr�gil e sens�vel fica a pele. Isso n�o apenas facilita a penetra��o da luz ultravioleta, mas tamb�m favorece doen�as como a dermatite de contato e o eczema t�pico.

De acordo com a pesquisadora, a formula��o completa foi a que mais hidratou e protegeu a fun��o barreira da pele, melhorando tamb�m a apar�ncia e diminuindo as rugas e a aspereza. Mas ela alerta que o produto � para ser usado no dia a dia e n�o quando a exposi��o ao sol for intensa, como na praia ou piscina.

- A radia��o solar acelera a prolifera��o celular. � uma forma de o organismo tentar se defender, deixando a pele mais espessa. Mas isso ocorre de forma t�o r�pida que, para evitar os danos ao DNA, ocorre a apoptose, ou morte celular programada.
Para exposi��o solar intensa, completou ela, o protetor solar deve ter no m�ximo subst�ncias antioxidantes, como o Ginkgo biloba e vitamina E.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir