Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-01-2012

Amazonas terá 13 novas unidades de acolhimento a usuários de
9 unidades são específicas para adultos e 4 para crianças e adolescentes. Implantação depende de negociações entre governantes, diz Ministério.
Amazonas terá 13 novas unidades de acolhimento a usuários de
Foto: g1.globo.com

O Amazonas terá 13 novas Unidades de Acolhimento destinadas a usuários de crack, álcool, outros tipos de drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar, e que demandem acompanhamento terapêutico e proteção. As unidades fazem parte de um conjunto de ações lançadas no fim de 2011 sobre o tratamento de dependentes químicos no país. A portaria que institui os locais foi divulgada, nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU).

No Amazonas, nove unidades terão capacidade para 15 pessoas e serão destinadas ao acolhimento adulto, para pessoas com idade a partir de 18 anos. As outras quatro unidades terão disponibilidade de dez vagas e serão destinadas crianças e adolescentes de dez a 18 anos e de ambos os sexos.

De acordo com as informações do DOU, em cada unidade, profissionais da saúde vão atender aos usuários por até seis meses no intuito de manter a estabilidade clínica e o controle da abstinência. O atendimento será feito 24 horas por dia e sete dias por semana.

As unidades são articuladas entre o Ministério da Saúde (MS) e os governos estaduais e municipais e, de acordo com informações do MS, dependem das negociações entre os governantes. Em todo o Brasil, deverão ser instaladas em 175 municípios brasileiros até 2014.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir