Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2012

Mais de 200 jacarés invadem lagoas no Norte do Espírito Santo
Animais fugiram de um criadouro em Guaxe, no município de Linhares. Ibama diz que não há impacto ambiental, nem risco aos banhistas.
Mais de 200 jacarés invadem lagoas no Norte do Espírito Santo
Foto: g1.globo.com

Mais de 200 filhotes de jacaré-do-papo-amarelo fugiram de um criadouro na região de Guaxe, em Linhares, no Norte do Espírito santo, e seguiram para lagoas que ficam próximas ao local, como a Juparanã, que é muito frequentada por turistas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o fato não causará dano ambiental, nem perigo aos banhistas. O G1 tentou contato com o responsável pelos animais, mas as ligações não foram atendidas.

O Ibama informou que ainda não foi comunicado pelo dono dos jacarés da fuga dos animais do criadouro, que aconteceu há 20 dias, durante uma enchente na região. Segundo o órgão, se for constatada negligência, o responsável pode ser multado em R$ 500 por animal, o que daria, aproximadamente, uma multa de R$ 100 mil.

Uma equipe de biólogos da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares foi ao local para iniciar os trabalhos de mapeamento e avaliar a situação.

Risco ambiental

Gustavo Castro Athayde, analista ambiental do Ibama, disse que não há nenhum risco para a população. "Em geral, os jacarés-do-papo-amarelo são pequenos e veem os seres humanos como uma ameaça. Além disso, já existem jacarés adultos nessas lagoas e nunca ouvi um relato de ataque em Linhares", enfatizou o analista ambiental.

Ele ainda informou que o impacto ambiental será mínimo, pois as lagoas da região são interligadas e têm ligação com o Rio Doce. "Com isso, os animais tem mais possibilidade de se espalharem e o impacto ao meio ambiente é bem menor", afirmou Castro.

Caça

De acordo com Gustavo Castro Athayde, a maior preocupação do Ibama é com a caça. Segundo ele, a carne do jacaré do papo amarelo é muito apreciada e o animal acaba sendo vítima dos caçadores da região.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir