Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-01-2012

Número de celular vai ganhar um dígito
Os números de telefones fixos e móveis de 64 cidades do Estado de São Paulo com código de área 11 receberão um dígito a mais a partir do dia 29 de julho.
Número de celular vai ganhar um dígito
Foto: corposaun.com

Os números de telefones fixos e móveis de 64 cidades do Estado de São Paulo com código de área 11 receberão um dígito a mais a partir do dia 29 de julho. Os sete municípios do Grande ABC estão na lista dos locais que vão atender à nova medida publicada ontem no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Telecomunicações.

O número nove será incluído ao lado esquerdo de todos os telefonemas. Isso significa que quem quiser se comunicar com usuários que estão nesta área de cobertura, deverá discar primeiro o nove e depois o número desejado. Quem tiver fora do Estado também deverá acrescentar o numeral.

O objetivo da medida é aumentar as possibilidades numéricas por conta do crescimento do mercado de telefonia aqui no Brasil, principalmente quando o assunto é mobilidade. De acordo com a Anatel, O Brasil fechou 2011 com cerca de 242,2 milhões de acessos na telefonia móvel.

No ano, o Serviço Móvel Pessoal registrou 39,3 milhões de novas habilitações, crescimento de 19,36% em relação ao ano de 2010.

Com a nova regra, as operadoras de celulares, por exemplo, que tinham 44 milhões de probabilidades numéricas vão ter agora 90 milhões.

"A região 11 é um dos mercados mais dinâmicos do Brasil, então, criamos a solução para dar tranquilidade para a agência, operadoras e cidadãos", comentou o presidente da Anatel, João Rezende, durante entrevista realizada ontem. Ele acrescentou que o crescimento líquido mensal é de 342 mil números por mês nas 64 cidades paulistas.

ADAPTAÇíO - Os consumidores terão 90 dias para se adaptar à nova situação. Após a data de início (29 de julho) serão mais 20 dias de carência, ou seja, as ligações poderão ser feitas sem o número nove. Durante os 40 dias seguintes, o usuário que esquecer o dígito nove ouvirá uma mensagem explicativa sobre a mudança da Anatel, mas a ligação será encaminhada normalmente. Nos 30 dias restantes, o consumidor que não discar o dígito implementado também ouvirá o comunicado, mas terá de refazer a ligação acrescentando o novo numeral.

IMPACTO - Para o consultor de Telecom, Augusto César Rocha, a medida não vai atrapalhar a vida dos consumidores. Segundo ele, no passado os usuários já enfrentaram outras mudanças e se adaptaram a elas. Um exemplo foi a ampliação dos sete numerais para oito. Ele também afirmou que a medida é necessária para que as empresas de telefonia possam ampliar sua base numérica e conquistar seus clientes. Isso porque as operadoras já têm números determinados, o que pode limitar as possibilidades numéricas. O nono dígito será implementado em todo o País, contudo, ainda não há prazo para a ampliação.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir