Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2012

Industriais são presos na China após contaminação por cádmio
Eles são suspeitos de serem responsáveis por despejo químico em rio. Níveis da substância superam 25 vezes a norma permitida.
Industriais são presos na China após contaminação por cádmio
Foto: g1.globo.com

As autoridades da China detiveram sete dirigentes industriais suspeitos de serem responsáveis pelo despejo de cádmio, metal altamente tóxico para o organismo, em um rio no sul do país, noticiou a imprensa oficial na terça-feira (31). A contaminação, notada pela primeira vez há duas semanas, ameaça o abastecimento de água potável de milhões de moradores.

Os executivos administram fábricas químicas na região autônoma de Guangxi, informou Feng Zhennian, responsável das autoridades locais encarregadas da proteção ao meio ambiente, citado pela agência Nova China.

A contaminação afeta um trecho com 100 quilômetros do rio Longjiang. Em alguns pontos, os níveis de cádmio superam 25 vezes a norma permitida na China, segundo análise das águas.

"A situação é grave, a água potável está em perigo", declarou à Nova China He Xinxing, prefeito da cidade de Hechi, onde teve início a contaminação.

A prisão ocorre após autoridades ambientais da China intensificarem esforços para evitar que o derrame de cádmio contaminasse o sistema de abastecimento de água de cidades na região de Guangxi.

Policiais chineses usaram roupas especiais para tentar controlar a poluição no reservatório Nuomitan. Também foram feitas obras de emergência para conectar a rede de abastecimento da cidade de Liuzhou a fontes seguras de água.

O derrame obrigou os moradores da região de Liuzhou, com uma população de mais de 3 milhões de pessoas, a armazenarem água. Autoridades disseram que os esforços para neutralizar o cádmio estavam mantendo a água dentro de níveis seguros.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir