Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2012

PREFEITURA DE MARATAÍZES INICIA CAMPANHA DE IPTU
O IPTU arrecadado transforma-se em obras e prestação de serviços, promovendo ações em benefício da qualidade de vida aos munícipes de Marataízes. Fique atento aos prazos e não perca os descontos que podem chegar até 30%.
PREFEITURA DE MARATAÍZES INICIA CAMPANHA DE IPTU
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

A Secretaria de Finanças, através do setor de Dívida Ativa da Prefeitura Municipal de Marataízes começou a distribuir cerca de 24 mil carnês referentes ao pagamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano de 2012, por meio dos Correios.

Visando o incentivo do pagamento à vista, a Prefeitura busca facilitar a vida do contribuinte, através de uma tabela de descontos em cota única que chegam a 30% até o dia 29 de fevereiro para quem estiver com o IPTU em dia. Para os demais, até 25%. Ainda, o contribuinte poderá optar pelo pagamento em até cinco parcelas iguais e consecutivas, já disponibilizadas no carnê.

O prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal ressalta que o valor do IPTU arrecadado é transformado em obras e prestação de serviços. Com esse recurso a prefeitura garante vários investimentos em benefício do próprio contribuinte, sendo nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Então, quem paga o seu imposto em dia contribui para a construção de mais escolas, postos de saúde, mais ruas pavimentadas, asfaltos, rede de esgoto em diversas localidades, valorizando cada vez mais o município.

A previsão é recolher aos cofres públicos cerca de R$ 1 milhão de reais do valor total dos carnês do IPTU 2012 que estão sendo distribuídos. O contribuinte que não quitar o seu IPTU estará sujeito a ter seu nome inserido na divida ativa do município. O pagamento poderá ser efetuado nas agências do Banestes, Banco do Brasil e Casas Lotéricas.

Isenção

Estão isentos do pagamento de IPTU os aposentados e pensionistas com renda mensal de até dois salários mínimos, residentes no município e que possuam um único imóvel. Além disso, não ter débito na dívida ativa. Para garantir este direito o cidadão deverá dar entrada com o pedido no setor de protocolo juntamente com cópias dos seguintes documentos: CPF; Identidade; Conta de água ou luz; Certidão de Casamento; Certidão de óbito (se for pensionista), Carnê de IPTU do ano anterior (2011); Cartão de benefício (INSS); Extrato do Benefício; Escritura do Imóvel e Extrato da Dívida Ativa.


Refinanciamento de Dívidas

O contribuinte que estiver em débito com a dívida ativa, até o exercício de 2009, e quiser quitar, a Prefeitura de Marataízes oferece um Programa de Refinanciamento Municipal (REFIM), que concede um desconto de 95% nos juros e multas, até o dia 30 de março de 2012. Para aderir ao programa basta procurar o setor de Dívida Ativa na sede da Prefeitura, de segunda a sexta das 12 as 18 horas.

De todos os tributos municipais, o IPTU é o que melhor representa o compromisso do cidadão com a sua cidade. Pagar seu IPTU em dia é um ato de cidadania que contribui diretamente para o desenvolvimento da cidade. A Prefeitura de Marataízes conta com você.

Mais informações pelo telefone (28) 3532-3947 ramal 219, 220, 221.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir