Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 02-02-2012

Cantor Wando segue internado em estado grave, diz boletim
Ele permanece sobre efeitos de sedativos e respira com ajuda de aparelhos. Wando foi internado nesta sexta-feira (27) com quadro de angina no peito.
Cantor Wando segue internado em estado grave, diz boletim
Foto: g1.globo.com

O cantor Wando segue internado em estado grave em Nova Lima, na Regi�o Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (2). De acordo com o boletim m�dico assinado pelo coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Biocos Instituto, Hebert Miotto, Wando permanece sobre efeito de sedativos e respira com ajuda de aparelhos por causa dos problemas card�acos.

Nesta quarta-feira (1�), o n�vel de assist�ncia circulat�ria do cantor come�ou a ser reduzido de forma progressiva. Segundo Miotto, esse procedimento significa que o m�sico apresenta uma "pequena melhora" e que "est� respondendo ao tratamento".

Interna��o

Wando deu entrada no Biocor com quadro de angina de peito e foi submetido a um cateterismo card�aco na sexta-feira (27). Exames constataram que ele estava com art�rias do cora��o entupidas por placas de gordura. Era necess�rio, com urg�ncia, fazer uma cirurgia de ponte de safena para substituir as partes das art�rias com problemas. Mas o quadro cl�nico piorou, impedindo o procedimento. Os m�dicos optaram ent�o pela angioplastia que � a implanta��o de malhas de a�o nas art�rias para permitir a passagem do sangue. Ele foi internado no CTI logo ap�s a angioplastia, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

Fam�lia agradece afeto

A mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza, e a filha Gabrielle Burcci divulgaram nota de agradecimento aos m�dicos, amigos e f�s na tarde desta ter�a-feira (31) e pediram que todos continuem rezando."Continuamos contando com o afeto e a ora��o de todos", diz o texto. A carta foi entregue a jornalistas pela assessoria do Biocor.

"Gostar�amos de agradecer a todas as manifesta��es de preocupa��o e carinho de amigos e f�s para com o nosso querido Wando. Estivemos passando por momentos muitos dif�ceis e cruciais, mas sabemos que estamos agora em um melhor caminho. Apesar da gravidade do caso, sua melhora tem sido evidente e gradual", diz a fam�lia na nota, assinada pela filha Gabrielle Burcci e pela mulher do cantor, Renata Costa Lana e Souza.

"Ele gosta muito de viver", disse Renata. Segundo a mulher, o cantor n�o bebe e n�o fuma, mas n�o tem uma alimenta��o regrada. Ainda de acordo com a mulher, Wando faz, todo ano, um check up da sa�de, e os exames nunca indicaram nenhum problema card�aco. A fam�lia toda est� esperan�osa na recupera��o do cantor.

Wando, de 66 anos, tem oito netos e uma filha de cinco anos, com Renata, e outras duas filhas e um filho de casamentos anteriores. Gabrielle falou da uni�o da fam�lia. "A fam�lia � muito unida. Estamos tentando passar tranquilidade".

M�sicas rom�nticas

Nascido Vanderley Alves do Reis, em Cajuri, na Zona da Mata de Minas Gerais, Wando passou a inf�ncia em Juiz de Fora. Depois, foi para a cidade de Volta Redonda (RJ), onde vendeu leite, entregou jornal, foi feirante, motorista de caminh�o e j� se envolvia com a m�sica, segundo o site oficial do cantor. Ele come�ou a fazer shows em bailes, com um grupo, e descobriu que as m�sicas rom�nticas eram mais apreciadas pelas mulheres.

Em 1973, Wando gravou seu primeiro �lbum, "Gl�ria a Deus no c�u, e samba da terra". O sucesso "Mo�a" veio em 1975, quando o cantor vendeu 1,2 milh�o de discos compactos simples do �lbum "Wando". Ao todo, s�o 28 �lbuns na carreira do artista que ficou conhecido por ganhar calcinhas das f�s. O trabalho mais recente foi lan�ado em 2005, "Wando - Rom�ntico brasileiro, sem-vergonha".

Leia o �ltimo boletim m�dico na �ntegra.

Belo Horizonte, 02 de fevereiro de 2012

Boletim M�dico - 7 - Biocor Instituto - Paciente Vanderley Alves dos Reis (Wando)
Paciente ainda mant�m o quadro grave e ainda sob efeitos de sedativos. Respira com ajuda de aparelhos. Em assist�ncia circulat�ria. Persiste em cuidados intensivos.
Assina o boletim o Dr. Hebert , coordenador m�dico do CTI do Biocor Instituto e Dr. Jo�o Carlos.

A fam�lia do paciente autorizou a divulga��o dessas informa��es.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir