Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2012

Defesa Civil tem aumento de 290% em ligações para vistoriar prédios no Rio
Crea-RJ diz que recebe 67 chamados por dia; antes eram apenas quatro. Aumento ocorreu após desabamento de três prédios no Centro da cidade.
Defesa Civil tem aumento de 290% em ligações para vistoriar prédios no Rio
Foto: g1.globo.com

Após o desabamento de três prédios no Centro do Rio, a Defesa Civil registrou crescimento de 290% no número de chamados para vistorias no Rio de Janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), que costumava receber cerca de quatro denúncias por dia, agora atende a uma média de 67 ligações.

O engenheiro da Defesa Civil, Luiz André Moreira Alves, explicou que a maioria dos prédios vistoriados não apresenta risco.

"Noventa por cento dessas vistorias qeu nós temos feito não há indicio de risco. Os outros 10% denotam necessidade de conservação, mas a gente não atestou nenhuma ainda com a necessidade de interdição e evacuação de uma dessas edificações que as pessoas tenham solicitado vistoria", comentou o engenheiro.

Diretor e testemunha depõem

Na quinta-feira (2), o diretor da empresa de tecnologia TO, que fazia obras em alguns andares do Edifício Liberdade, prestou depoimento à polícia por mais de quatro horas. Sérgio Alves foi ouvido na 5ª DP (Mem de Sá) e voltou a dizer que as reformas de sua empresa não afetaram a estrutura do prédio.

"Eu estou convicto de que as nossas reformas não afetaram a estrutura do prédio. Estou convicto disso, não tenho dúvidas", falou Alves.

No mesmo dia, a polícia ouviu o depoimento de uma testemunha que pode ajudar nas investigações das causas do desabamento dos prédios . O supervisor de vendas Otoniel Bonfim estava na janela da empresa onde trabalha quando viu o princípio do desmoronamento.

"Quando eu abri a cortina, eu vi que tinha caído uma parede ali do prédio na calçada do lado de lá e as pessoas estavam gritando, aí quando eu olhei para cima do prédio, tinha um buraco da parede que caiu. Aí de repente, a laje partiu e o prédio começou a desabar e foi afundando tudo", explicou Otoniel.

Vídeo mostra as obras

Outra ajuda para esclarecer as causas do desabamento pode vir do vídeo que mostra as obras do 9º andar da empresa TO, divulgado pelo Polícia Civil na quarta-feira (1º). Segundo os investigadores, além do grande volume de material de construção e de entulho, há evidências de que uma viga que fazia parte da estrutura do prédio foi modificada pelos pedreiros.

Missa emociona parentes

Na quinta-feira (2), foi celebrada missa de sétimo dia pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, na Catedral de São Sebastião, em homenagem às vítimas da tragédia.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir