Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2012

Paraísos fiscais aliam sistema bancário sigiloso com belas paisagens naturais
Entenda o que são e conheça nações consideradas “fortalezas financeiras” pela Receita
Paraísos fiscais aliam sistema bancário  sigiloso com belas paisagens naturais
Foto: noticiasr7.com

Os paraísos fiscais são países ou territórios de outras nações que não tributam a renda ou que cobram impostos sobre ela, só que com alíquota menor que 20%, segundo a definição da Receita Federal do Brasil.

Outra característica comum dessas nações é a rígida legislação interna, que protege dados sobre os titulares ou empresas que movimentam as contas nos seus bancos, o que dificulta a identificação e diferenciação dos recursos legais e ilícitos que entram em tais países pela Receita Federal.

Muitas vezes destino de dinheiro sujo do tráfico de drogas, armas e pessoas, da corrupção e do terrorismo, os paraísos fiscais têm em comum outras peculiaridades, como território físico reduzido, serem cercados por água e gozarem belas paisagens naturais

Em 2010, a Receita Federal atualizou a relação de países que considera paraísos fiscais - agora são 65. Até a Suíça, que fica é cercada pelos Alpes na Europa, tem uma das moedas mais fortes do planeta (franco) e um sistema financeiro forte e que mantém o sigilo absoluto das informações dos clientes, entrou na lista negra.

A lista ainda tem ainda Andorra, Antilhas Holandesas, Aruba, Bahamas, Bahrein, Barbados, Belize, Ilhas Bermudas, Ilhas Cayman, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Liechtenstein, Panamá, Seychelles, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, entre outros.



Fonte: noticiasr7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir