Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-02-2012

SSP-BA registra 89 homicídios no período de greve da Polícia Militar
Parte da Polícia Militar está em greve desde terça-feira (31). Já são três casos de 01h45 a 04h49 desta segunda-feira (6).
SSP-BA registra 89 homicídios no período de greve da Polícia Militar
Foto: g1.globo.com

Das 21h de terça (31) até as 4h49 desta segunda-feira (6), foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) 89 homicídios e 199 furtos ou roubos a carros em Salvador e Região Metropolitana. Já são três casos de 01h45 a 04h49 desta segunda-feira (6).

A greve de parte dos policiais militares foi decretada na noite de terça-feira (31).

Em 2011, em todo o mês de fevereiro a SSP registrou 171 mortes em Salvador e Região Metropolitana.

Dos sete dias de greve, sexta-feira (3) continua sendo o que somou mais casos, com 32 registros. Outras 14 mortes foram de quinta-feira (2). Somente no domingo, 15 pessoas morreram, segundo boletim da SSP.

O Comando da 6ª Região Militar, que representa o Exército Brasileiro na Bahia, disponibilizou um número telefônico para receber denúncias e outras informações por parte da população. O contato é (71) 3320-1972.

Dirigente da associação de PMs é preso

Um soldado da PM e dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra) foi preso na madrugada de domingo, segundo o governo do estado, e encaminhado à sede da Polícia do Exército, na Avenida Paralela, em Salvador.

O PM é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA). Segundo o governo, ele é suspeito de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público, referente à retenção das viaturas.

A prisão foi a primeira cumprida dos 12 mandados expedidos pela Justiça da Bahia contra integrantes do movimento grevista. As outras 11 prisões devem ser executadas durante esta segunda-feira. Logo no início do dia, 600 homens do Exército e 40 agentes do Comando de Operações Táticas (COT) isolaram a Assembleia Legislativa, onde os grevistas se concentram, com o objetivo de facilitar o cumprimento das prisões.

Carros de polícia recuperados
A Polícia Militar recuperou, na tarde de sábado, 16 carros oficiais que estavam em poder dos grevistas, na Assembleia Legislativa, em Salvador. Os manifestantes são filiados à Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra). Os mandados de reintegração de posse foram expedidos na manhã de sábado (4).

Negociação

O presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra), Marco Prisco, e os policiais filiados à entidade, esperam espaço para negociação das pautas reivindicatórias com representantes do governo do estado. "A palavra é negociação", disse Prisco no sábado (4), na sede da Assembleia Legislativa.

Autuação federal
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que já fez o pedido de reserva de vagas em presídios de segurança máxima para encaminhar, caso seja necessário, os policiais militares que tenham cometido algum tipo de crime durante a mobilização grevista, que já dura cinco dias na Bahia. Durante coletiva à imprensa, realizada na manhã de sábado (4) ainda na Base Aérea, onde desembarcou, o ministro frisou a relação que o governo federal mantém com as políticas de segurança estadual.

Pronunciamento do governador
O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 de sexta-feira (3). Ele reafirmou a "intranquilidade" vivida nos últimos dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. "Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem", afirmou.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir