Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-02-2012

Pássaros são apreendidos durante torneio de canto no ES
Nove criadores foram multados em R$ 19 mil. Operação foi realizada pela Polícia Ambiental e pelo IBAMA.
Pássaros são apreendidos durante torneio de canto no ES
Foto: g1.globo.com

A Polícia Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 12 pássaros durante uma operação em Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo, no último sábado (4). A "Operação Campeão" fiscalizou um torneio de canto de pássaros no centro do município e flagrou o comércio irregular de aves, pássaros sem anilhas e pássaros com anilhas inautênticas ou adulteradas.

Segundo a polícia, nove criadores de pássaros foram multados em um total de R$ 19 mil. Além dos 12 coleiros, foram apreendidos também 20 troféus e 103 estacas de metal, utilizadas para suspender as gaiolas durante o torneio.

O torneio é o momento no qual os criadores aproveitam para expor seus pássaros em disputas de canto. De acordo com a polícia, alguns aproveitam para realizar negócios, descaracterizando a natureza amadorista, critério básico para a manutenção da atividade.

Algumas aves chegam a ser comercializadas entre os criadores por quantias elevadas, evidenciando uma atividade altamente lucrativa e com isso, fomentam outro crime ambiental, já que muitos desses animais são provenientes do tráfico de animais silvestres, anilhados irregularmente com anilhas falsas, clonadas com a mesma inscrição alfanumérica das anilhas fornecidas pelo Ibama.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir