Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-02-2012

Mortos em terremoto nas Filipinas sobem para sete
Arquip�lago sentiu v�rios tremores secund�rios. Alerta de tsunami foi emitido.
Mortos em terremoto nas Filipinas sobem para sete
Foto: g1.globo.com

Ao menos sete pessoas morreram - entre elas duas crian�as - ap�s um terremoto de magnitude 6,7 seguido por v�rios tremores secund�rios terem atingido a ilha de Negros, nas Filipinas, nesta segunda-feira (6), de acordo com o Servi�o Geol�gico dos EUA (USGS, sigla em ingl�s) e um servi�o de monitoramento local. O USGS diminuiu a magnitude do tremor, antes avaliado em 6,8. Um alerta local de tsunami foi emitid.

A ag�ncia de not�cias Associated Press noticia ao menos 13 mortos e 40 desaparecidos.

O Instituto de Sismologia e Vulcanologia das Filipinas disse que alertou os residentes nas �reas costeiras para observarem as ondas incomuns, ap�s a eleva��o do alerta de tsunami para o n�vel 2.

Algumas estradas, pontes e casas apresentam rachaduras, mas as principais estradas se mant�m transit�veis​​. "Embora a amea�a de perigo imediato pare�a ter passado, n�s pedimos que as pessoas nas �reas afetadas permane�am vigilantes e calmas, e que cooperem com as autoridades", disse um porta-voz presidencial.

As autoridades n�o ordenaram de imediato nenhuma remo��o de moradores.

O Instituto tamb�m alertou que pr�dios com estruturas fracas poderiam apresentar danos. O Centro Norte-Americano de Alertas de Tsunami do Pac�fico afirmou que baseado nos dados dispon�veis um tsunami n�o � esperado no Pac�fico.

O USGS classificou o terremoto como de magnitude 6,7 e a uma profundidade de 19,8 quil�metros.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir