Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 07-02-2012

Prefeitura resgata festividade de Nossa Senhora dos Navegantes
Uma tradição religiosa na Barra de Itapemirim, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira dos Pescadores, atraiu muitos fiéis neste último final de semana em Marataízes.
Prefeitura resgata festividade de Nossa Senhora dos Navegantes
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Com o tema: "Mãe dos Navegantes ensina-nos a sermos uma comunidade missionária", a festa foi realizada pela própria comunidade com o apoio total da Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Foram quatro dias de intensos festejos, iniciando no dia oficial da Padroeira, 02 de fevereiro e encerrando no dia 05, com uma belíssima missa celebrada pelo Padre Evaldo Praça Ferreira e logo após, a imagem seguiu em Procissão Fluvial, sendo que este ano, pela primeira vez na história, os barcos adentraram o mar.

As festividades de Nossa Senhora dos Navegantes ganha força novamente através da união da comunidade com a administração pública, que abraçou o evento, contribuído no resgate desse momento considerado histórico na região. "A realização dessa festa acontece desde o tempo dos meus avôs. Ficamos por um período realizando dentro da igreja, mas nesse ano, graças ao apoio da prefeitura conseguimos realizar uma festa grandiosa, como era antigamente. Essa festa é muito importante para todos nós, e esperamos uma melhore ainda no próximo ano." Ressalta Luiz Antônio da Silva Porto (Buguinho), membro da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.

Segundo Buquinho, o amor e fé em Nossa Senhora é tão grande, que no mês de junho a comunidade já começa a pensar nos preparativos para as festividades de Nossa Senhora dos Navegantes do ano seguinte. Por isso, unidos, os moradores da Barra de Itapemirim realizarão a 3ª Festa do Trapiche, visando arrecadar verbas para o próximo ano.

"A prefeitura não poderia estar de fora desse evento. Uma belíssima manifestação religiosa que retrata muito bem a tradição e a cultura dos nossos pescadores. O prefeito se colocou a disposição para a realização deste evento e não mediu esforços para o resgate dessa festa." Destaca Farley Pedrada, Secretário de Esportes, Lazer e Turismo.

Emocionado, o Sr. Sebastião de Oliveira Silva, 65 anos, pescador e devoto fervoroso de Nossa Senhora dos Navegantes teve que assistir do Porto a procissão, devido um acidente que o imobilizou temporariamente. Sr. Tião, como é carinhosamente chamado, é uma dos festeiros mais antigos da região, responsável há anos pela tradição religiosa. "Meu amor pela Nossa Senhora é muito grande, ela protege os pescadores e merece todo nosso respeito e amor. Enquanto eu estiver aqui ela será homenageada." Diz Sr. Tião.

Localizada na Barra de Itapemirim, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos patrimônios históricos que ajuda a contar a história do município. Construída no século XVIII, recentemente passou por uma intensa reforma para preservar sua estrutura, ficando ainda mais bela e acolhedora. Quem visita o templo uma além das imagens sacras, uma pintura no teto chama a atenção. Nela o artista descreve a importância da padroeira na vida dos pescadores, através de três homens num barco em mar agitado, sendo dois brancos remando e um negro orando para Nossa Senhora dos Navegantes, que os protege da tempestade.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir