Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2012

Encalhe recorde de golfinhos nos EUA preocupa ambientalistas
No nordeste do pa�s, 129 animais foram resgatados desde janeiro. Apenas 54 sobreviveram; causas do encalhe ainda s�o desconhecidas.
Encalhe recorde de golfinhos nos EUA preocupa ambientalistas
Foto: g1.globo.com

Ambientalistas da organiza��o Fundo Internacional para o Bem Estar Animal (IFAW, na sigla em ingl�s), divulgaram nesta segunda-feira (6) que 129 golfinhos foram encontrados encalhados na costa nordeste dos Estados Unidos desde o in�cio de janeiro, n�mero mais alto j� registrado nesta regi�o.

Os ecologistas dizem que conseguiram devolver ao mar 37 dos 54 golfinhos resgatados com vida. Os 75 mam�feros aqu�ticos restantes foram encontrados mortos ou tiveram de ser sacrificados devido ao estado prec�rio de sa�de

De acordo com Katie Moore, pesquisadora do IFAW, embora seja comum encontrar golfinhos e focas encalhadas na regi�o de Cape Cod, no estado de Massachussets, a cifra registrada em 2012 � algo considerado "extraordin�rio".

"A m�dia anual de encalhes desses animais � de 228 nos �ltimos 12 anos na regi�o Nordeste � que se estende da Virg�nia at� Maine", disse. Por�m, segundo ela, apenas nas primeiras semanas deste ano a quantidade registrada � mais da metade do que � registrado em 12 meses.

At� o momento, as causas deste fen�meno s�o desconhecidas. Katie disse que foram feitas aut�psias nos animais, mas nada foi detectado. Em nove golfinhos que devolvidos ao mar foram implantados dispositivos de localiza��o por sat�lite, que colaborar� com pesquisas da organiza��o ambiental, al�m de informar a rota.








Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir