Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2012

AM ocupa 4ª posição no ranking de produção industrial brasileira em 2011
Produção industrial do último ano apresentou expansão de 6,8%. Segundo IBGE, o estado avançou 3,6% em dezembro de 2011.
AM ocupa 4ª posição no ranking de produção industrial brasileira em 2011
Foto: g1.globo.com

O Amazonas ocupou a quarta posição no ranking de produção industrial de cidades brasileiras em 2011. Em dezembro do ano passado, o estado avançou 3,6% em comparação com o mesmo mês de 2010. As informações foram divulgadas, na quarta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O avanço é identificado pelo IBGE como o sexto resultado positivo consecutivo, em comparações desse tipo, e o índice acumulado de 4%, nos últimos doze meses, perdeu crescimento frente aos resultados do mês de outubro e novembro que apresentaram, respectivamente, queda de 4,9% e 4,3%.

De acordo com o IBGE, na comparação entre os trimestres, a produção industrial amazonense recuou 1,4% no quarto semestre de 2011, o que interrompeu o crescimento de quatro semestres seguidos, correspondendo a um expansão de 6,8%.

Avanço registrado em dezembro

Segundo o instituto, o impacto positivo, registrado no último mês de 2011, se deve ao setor de alimentos e bebidas, por meio da fabricação de xaropes. As máquinas e equipamentos também influenciaram no crescimento com o de refino de petróleo e produção de álcool. Outro setor foi o de edição e impressão, com a produção de DVD, forno microondas e gasolina automotiva.

Já os setores de fabricação de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicação, médico-hospitalares, ópticos e produtos de metal foram responsáveis pelo recuo sobre a média geral. De acordo com os dados da pesquisa do instituto, os segmentos foram pressionados na redução de fabricação de telefones celulares, relógios de pulso e aparelhos de barbear.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir