Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2012

Criança atacada por 4 cães em MT faz um mês na UTI e não reconstroi rosto
Quatro cães atacaram a criança na residência dela, em Cuiabá. Menina teve rosto desfigurado e está na UTI de hospital no Paraná.
Criança atacada por 4 cães em MT faz um mês na UTI e não reconstroi rosto
Foto: g1.globo.com

A criança que foi atacada por quatro cães dentro da própria residência, em Cuiabá, continua internada em estado grave e sem previsão de alta. A pequena Sophia Haber, de apenas três anos, está sedada e respira por aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico de Londrina, no Paraná, para onde foi transferida. Nesta quinta-feira (9) completa um mês que a menina foi vítima dos animais criados pela família e teve o rosto quase todo desfigurado, além de sofrer ferimentos nos braços e na cabeça. Na tarde do dia 9 de janeiro, os cães escaparam do canil, no momento em que Sophia brincava, e a arrastaram para os fundos da casa.

A diretoria do hospital informou ao G1 que os procedimentos cirúrgicos como a correção facial (plástica) ainda não foram realizados pelo fato da criança apresentar estado febril e correr riscos no momento da cirurgia. Até então apenas procedimentos de limpeza no rosto foram feitos. Isso porque, segundo a unidade hospitalar, a cirurgia poderá demorar mais de 10 horas, o que requer que a criança esteja em boas condições e com bom quadro clínico.

O responsável pelo procedimento será o médico cirurgião plástico, especialista em cirurgia e microcirurgias, Edson Takaki. Sophia também teve quase todo o couro cabeludo arrancado pelos cães e foi transferida para o Paraná no dia 19 de janeiro em uma UTI aérea.

Investigação

A delegada Liliane Murata, responsável pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), disse que foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apurar a omissão de conduta na guarda ou condução dos animais. Porém, como a família está no Paraná, ainda não foi possível realizar os depoimentos, segundo a delegada. Ela disse também que aguarda a alta hospitalar da criança para que seja feito o exame de corpo de delito. Além disso, a perícia técnica, ainda de acordo com a delegada, não pode ir até a residência por estar fechada por conta da viagem da família.

Dia trágico

A menina foi atacada pelos quatro cães da família quando estava apenas com a babá. Enquanto a criança era atacada, um policial à paisana passava pelo local. Ele ouviu os gritos e decidiu entrar na casa. Ao ver os cães atacando Sophia, ele atirou em três dos quatro animais, sendo que dois morreram na hora e um escapou e morreu logo depois. O quarto cão se escondeu embaixo de um carro e foi resgatado por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

Em entrevista ao G1, Antônio Carlos da Costa Pinto, pai da menina, declarou que sempre deixava os cães presos nos fundos da casa e nunca tinha registrado nenhum ataque. Além disso, garantiu que o ocorrido não passa de uma fatalidade e que acredita na recuperação da filha.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir