Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 10-02-2012

Homem fica com barriga deformada após injetar insulina no mesmo lugar
Sul-africano aplicava doses da substância nos mesmos pontos do abdômen. Hormônio provoca inchaços sob as camadas de pele do diabético.
Homem fica com barriga deformada após injetar insulina no mesmo lugar
Foto: g1.globo.com

Um sul-africano de 55 anos ficou com a barriga deformada após injetar insulina seguidas vezes no mesmo lugar. Após aplicar as doses do hormônio que ajuda no controle do açúcar no sangue, o homem diabético deixou de revezar os locais onde perfurava a pele, causando dois grandes inchaços que mais se assemelham a implantes mamários de silicone. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".

A condição é conhecida como lipohipertrofia e acontece com alguma frequência entre pessoas que precisam de doses diárias da substância, mas o caso do sul-africano impressiona pois ele deixou de revezar os locais de aplicação durante três décadas

Portador do tipo 1 da doença, o pãncreas do homem não consegue produzir o hormônio por conta própria, o que torna as injeções vitais para o cotidiano do paciente.

A deformidade no abdômen do sul-africano é tão severa que os próprios médicos do Centro de Diabetes e Endocrinologia em Johanesburgo resolveram divulgar as imagens como forma de alerta, preservando a identidade do diabético. O homem não foi mais visto pelo grupo, pois faltou a consultas posteriores.

Durante a estadia do homem no centro especializado em diabetes, os médicos o aconselharam a trocar os lugares das aplicações e o prescreveram um outro tipo de insulina. Eles afimaram que o problema passou despercebido pois os inchaços não causavam dor ao sul-africano.

A equipe médica também relatou o caso na revista "New England Journal of Medicine", uma das principais publicações médicas do mundo, para alertar a pacientes com diabetes sobre os riscos de aplicar injeções seguidas de insulina no mesmo lugar.

Para Stan Landau, um dos médicos que atendeu o diabético, um caso tão extremo de lipohipertrofia nunca havia sido testemunhado no centro médico. Ele afirma que o paciente precisará de cirurgia plástica caso queira restaurar o formato original do abdômen.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir