Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 10-02-2012

Comércio confirma sua capacidade de gerar empregos no país

Comércio confirma sua capacidade  de gerar empregos no país
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Mais uma vez os números oficiais mostram o setor comercial como o maior gerador de empregos no país, confirmando o importante papel social desempenhado por este segmento. No Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2011 divulgado pelo Ministério do Trabalho, o comércio aparece como líder no ranking das atividades que ampliaram o mercado de trabalho, totalizando 452.077 contratações.

Dentro dessa categoria, o varejo contribuiu com 366.289 vagas e o atacado, com 85.788. No ranking geral, a Construção Civil ficou em segundo lugar, com 222.897 vagas, o que corresponde a cerca da metade dos postos de trabalho abertos pelo comércio.

Para representantes do setor comercial, esses números mostram a necessidade de um novo olhar e investimentos das instituições em geral sobre o comércio, buscando políticas e ações que incrementem e apoiem esse segmento em seu papel socioeconômico de gerar emprego e renda para a população.

Comércio de rua busca revitalização

O Brasil já ocupa a oitava posição no ranking de países com maior quantidade de shopping no mundo. A previsão da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é que, até 2014, o total de shopping no país chegue em torno de 900 e o de lojas instaladas nesses empreendimentos some cerca de 127 mil.

Esse crescimento se estende também pelo interior. Depois de consolidados nas grandes capitais, os investimentos em shopping estão migrando para outras regiões. Hoje, cidades com 100 mil a 500 mil habitantes concentram quase a metade dos novos empreendimentos. Diante dessa realidade, em vários municípios, existem iniciativas de revitalização do comércio de rua. Além de fazer com que esses polos populares continuem gerando emprego, o objetivo é evitar o abandono e a desvalorização desses locais, o que geraria outros problemas urbanos.
Exemplos de cidades brasileiras
Exemplos de sucesso vêm das ruas XV de Novembro, em Ijuí (RS), João Cachoeiro, em São Paulo (SP), e do centro de Jequié (BA). Lojistas dessas regiões se juntaram a órgãos públicos para um Projeto de Revitalização dos Espaços Comerciais, em um trabalho de cooperação e participação. Eles passaram por cursos de capacitação, consultorias, palestras e visitas técnicas a outros polos para buscar experiências. Também se dividiram em comissões de infraestrutura, finanças e marketing para propor e desenvolver ações internas das lojas e externas.

Entre as muitas realizações, estão uma nova identidade visual das ruas, placas de sinalização, totens, decoração, melhoria das calçadas, iluminação especial, floreiras, reforma do piso, sistema de drenagem pluvial, lixeiras, mapa dos pontos comerciais da região, logomarca do local e das lojas, camisetas e sacolas padronizadas e até instalação elétrica subterrânea. O resultado é que, além da melhoria da gestão interna das lojas, o ambiente da rua ficou mais atrativo e o movimento aumentou, repercutindo na receita dos empreendimentos envolvidos, na melhoria da remuneração dos profissionais do varejo, na satisfação dos consumidores e na valorização imobiliária.


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir