Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 15-02-2012

Alegria conta e canta a Lenda de Marataízes
O autor da bela letra e enredo Beto Caravela conta na avenida a lenda que envolve o nome de Marataízes.
Alegria conta e canta a Lenda de Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Diz a lenda que antes do balneário se tornar uma vila de pescadores o local era habitado por índios da tribo Goitacá. Nessa tribo existia uma bela índia de nome Isis, que todo dia ao entardecer cantava para a tribo. Sua voz encantava a todos. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, um mascate (vendedor ambulante) por aqui passou e apaixonou-se por Isis. O amor não foi correspondido, já que a índia já havia sido prometida em casamento ao filho do cacique Uipirá.

O mascate perdidamente apaixonado e com o coração ardente em ciúmes atirou uma flecha que atingiu seu coração mortalmente. Como era de costume fúnebre Isis foi levada em uma jangada ao alto-mar. Conta a lenda que ao entardecer a tribo se reunia na praia e ouvia em lagrimas a bela voz da Isis que ecoava do oceano. Dai surgiu o nome Mataraízes que com o tempo tornou-se Marataízes.

O carnavalesco Alcinei Tavares informa que a comissão vai apresentar uma dramatização da lenda na avenida.

O presidente do Bloco Alegria Alegria Fabinho Moreno enfatiza que esse samba enredo é dedicado a um dos maiores professores de história de Marataízes: Gentil Soares.






















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir