Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-02-2012

Egito deve ter eleição presidencial em maio, diz ministro
Governo militar provisório enfrenta pressão para acelerar transição. Campanha informal já começou no país.
Egito deve ter eleição presidencial em maio, diz ministro
Foto: g1.globo.com

A primeira eleição presidencial no Egito desde a queda do ditador Hosni Mubarak, há um ano, vai ser realizada no fim de maio, de acordo com um ministro do governo provisório citado pelo jornal estatal al-Ahram.

Líderes do Exército que assumiram o poder de Mubarak em fevereiro do ano passado enfrentam protestos de rua e demandas generalizadas para que entreguem o poder aos civis antes do prazo de final de junho que eles haviam estabelecido.

Autoridades anunciaram no início deste mês que as candidaturas para a disputa eleitoral seriam aceitas a partir de 10 de março, dando sinais de que os generais aceleraram seus planos para entregar o poder.

O ministro para Assuntos do Parlamento e Desenvolvimento Local, Mohamed Attia, disse ao al-Ahram que as eleições seriam realizadas no fim de maio, dando aos candidatos três semanas para declarar sua candidatura e 45 dias para fazer campanha.

A maioria dos candidatos já começou a fazer campanha não-oficialmente.

O comitê eleitoral judicial é o único órgão com autoridade para estabelecer a data das eleições.

Sob a nova legislação aprovada em referendo no ano passado, os mandatos presidenciais serão limitados a dois consecutivos, de quatro anos cada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir