Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-02-2012

Usina Paineiras gera mais de 15 mil empregos
Aos cem anos, a Usina Paineiras � uma das empresas que mais gera empregos no Litoral Sul
Usina Paineiras gera mais de 15 mil empregos
Foto: Eds�a Bonan

O cen�rio � de uma vila antiga, mas preservada com o tempo. A usina centen�ria est� localizada no interior do munic�pio de Itapemirim, no Sul do Esp�rito Santo. Tantos anos de hist�ria fortaleceram a ind�stria do a��car e do etanol, hoje um s�mbolo do progresso na regi�o. Atualmente, a Usina Paineiras chega a processar 1,2 milh�o de toneladas de cana-de-a��car por ano, o que garante o emprego para mais de 15 mil pessoas tanto no Sul do Estado, quanto no Norte do Rio de Janeiro.

S�o milhares de fam�lias que encontram na atividade de industrializa��o da cana-de-a��car uma fonte de renda e riqueza, fortalecendo a economia de muitos munic�pios. Essa realidade coloca a Usina Paineiras entre as empresas que mais geram empregos no Litoral Sul do Esp�rito Santo.

Atualmente, a produ��o da Usina gira em torno de 65 mil toneladas de a��car e de 40 mil metros c�bicos de etanol por ano. H� 75 anos, quando a fam�lia Carvalho Britto assumiu a dire��o da empresa, essa produ��o era de apenas duas mil toneladas de a��car e de 213 metros c�bicos de etanol. Esse crescimento � resultado de d�cadas de muito trabalho desenvolvido com sucesso na localidade de Paineiras, no interior do Estado, e que alcan�a todo o Brasil.

Trabalho que � feito com responsabilidade social, uma vez que o atendimento das necessidades sociais dos trabalhadores da Usina � uma das prioridades. Visando o bem estar de todos esses funcion�rios, foi criado um Plano de Assist�ncia Social (PAS) exclusivo, que atende os empregados da empresa e seus dependentes. S�o oferecidos servi�os na �rea m�dica, odontol�gica e educacional, com o objetivo de garantir a sa�de e a educa��o de toda a fam�lia dos colaboradores.

Nona ind�stria de alimento no ES

N�o � � toa que a maior usina de produ��o de etanol e a��car do Estado � refer�ncia e est� na lista das 200 maiores empresas do Esp�rito Santo, ocupando a 98� posi��o, de acordo com levantamento anual da Findes. Al�m disso, a Usina Paineiras � a nona maior ind�stria de alimento de todo o Estado, al�m de estar entre as cem maiores empresas privadas com controle de capital capixaba.

No primeiro semestre de 2011, o a��car foi o 3� produto do agroneg�cio capixaba mais exportado, ficando atr�s apenas da celulose e do caf�. Atualmente, a capacidade de produ��o da Usina � de 78 mil toneladas de a��car e 51 mil metros c�bicos de etanol anidro ou hidratado.

Preserva��o de dois mil hectares de mata nativa

Promover o desenvolvimento industrial de forma sustent�vel � uma das preocupa��es da Usina Paineiras. Atualmente, a empresa tem dois mil hectares de mata atl�ntica preservados. Isso corresponde � �rea de dois mil campos de futebol. A empresa tamb�m promove o reflorestamento de �reas sujeitas a eros�o e das margens dos rios. Al�m disso, existe o incentivo � produ��o de mudas de esp�cies nativas da mata atl�ntica, promovendo o cultivo e o plantio dessas mudas. At� hoje, j� foram plantadas mais de 55 mil mudas em toda a regi�o de atua��o da empresa, al�m de terem sido doadas outras 200 mil mudas.

Cem anos de hist�ria

A Usina Paineiras foi fundada em 1912, pelo Governo do Esp�rito Santo, e, em 2012, completa cem anos de exist�ncia. A administra��o passou do Governo do Estado para a fam�lia Carvalho Britto no ano de 1937, que desde ent�o est� � frente dos neg�cios da Usina. A responsabilidade com seus funcion�rios e o meio ambiente � uma preocupa��o constante dessa empresa que ganha cada vez mais destaque no cen�rio nacional e nunca ficou um dia sem funcionar em cem anos de opera��o.






    Fonte: Assessoria de Imprensa Usina Paineiras
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir