Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-02-2012

União Europeia afirma ter recebido resposta do Irã sobre questão nuclear
Teerã afirma que quer retomar negociações com as potências sobre o tema. Ao mesmo tempo, governo iraniano anunciou avanços no programa nuclear.
União Europeia afirma ter recebido resposta do Irã sobre questão nuclear
Foto: g1.globo.com

A União Europeia afirmou nesta quarta-feira (15) que recebeu uma carta do governo do Irã e está estudando cuidadosamente seu conteúdo, depois que Teerã declarou que se propõe a retomar as negociações sobre o tema nuclear com os poderes mundiais.

"Recebemos a carta do (negociador iraniano Saeed) Jalili hoje (quarta), em resposta à carta que (a chefe da diplomacia europeiaa Catherine) Ashton enviou a ele em outubro de 2011", afirmou a porta-voz de Ashton, Maja Kocijancic.

Em nome do grupo dos 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), Catherine Ashton teria escrito uma carta em que detalhava as bases sobre as quais se poderia reiniciar a negociação.

Ao mesmo tempo em que a carta chegava a Bruxelas, o Irã anunciou novos avanços em seu programa nuclear.

O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas das potências internacionais, que acreditam que ele tenha fins militares. O Irã nega. O tema tem provocado uma escalada na tensão entre Irã e Israel nas últimas semanas.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir