Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2012

Relatos de uma viagem à ilha dos franceses
O tempo estava perfeito para pegar o barco, ou melhor, a escuna, e seguir mar à dentro, em direção a Ilha dos Franceses.
Relatos de uma viagem  à ilha dos franceses
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Em terra os navegantes aguardam a hora de embarcar e seguir viagem para a fantástica ilha que enche nossa imaginação de curiosidade sobre as histórias dos tempos em que os Franceses atacaram nossas terras com balas de canhão, dos piratas que teriam se escondido na gruta que fica bem no meio do mato, as pedras em diferentes formatos bem abaixo do farol recém reformado pela Marinha do Brasil.

Nossa já cheguei à ilha e acabamos de embarcar.Quanta expectativa. De volta a escuna. Os tripulantes enfim tomam seus lugares. Alguns tremem e chegam a gritar de medo quando ela avança mar à dentro e as ondas teimam em marear o estômago quando a embarcação se move ao bel prazer da maré que não está calma.

"O vento mudou e o mar se revoltou. A maré está alta, mas não há perigo para os navegantes", informa o controlador do mastro Júnior que mostra experiência no ofício e deixa a todos tranqüilos.

Deixamos nos levar pela beleza do mar, por suas verdes águas, pelas gaivotas que nos acompanham, Para trás fica a terra, cada vez mais longe. Olhamos as montanhas que emolduram a costa. Lá longe o majestoso rochedo Frade e a Freira e outras montanhas que contornam nosso olhar mais apurado em busca de paz, tranqüilidade e descanso.

Voltamos a olhar para frente e lá está ela, a tão esperada Ilha dos Franceses. Todos a bordo registram o momento de prazer e de repente o grito: Chapéu ao mar, chapéu ao mar. O timoneiro faz a manobra para resgatar o falso Panamá. O homem mergulha e o chapéu está a salvo, felizmente.

Seguimos viagem. Em pouco mais de trinta minutos a Ilha está bem perto. Quanta beleza. Respiramos mais profundamente diante do cenário tentando expressar nosso encantamento.

A escuna contorna o rochedo para que os viajantes possam ver o local de vários ângulos e agora sim vem a parte da gruta, do farol, a história de piratas que aguçam ainda mais nossa curiosidade e imaginação.

Paramos para um delicioso mergulho nas águas claras depois de recebidas as orientações necessárias para a segurança de todos... Cliques, cliques, cliques. Fotos, muitas fotos para não deixar um detalhe passar sem registro.

O sorriso dos aventureiros simboliza contentamento, afinal a Ilha dos Franceses é um passeio imperdível para quem gosta de ficar bem perto da natureza e buscar uma rota alternativa para aproveitar o fim de semana.

Após quarenta minutos no local, retornamos a embarcação que nos trará de volta a terra firme. Olhamos para a Ilha como pretendendo dizer, que pena, passou tão rápido nosso encontro. Até um dia, quem sabe.















    Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir