Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 16-02-2012

Pós-venda ganha importância nos negócios

Pós-venda ganha importância nos negócios
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Engana-se quem pensa que um negócio encerra-se com a entrega de um produto ou serviço ao cliente. Hoje, com um mercado altamente competitivo, o relacionamento pós-venda ganha cada vez mais importância para o sucesso de um empreendimento. O pós-venda tornou-se estratégico para verificar o grau de satisfação do cliente, corrigir possíveis problemas e identificar novas oportunidades de negócios.

Para isso, é imprescindível adotar ferramentas que permitam a interação com o cliente, fazendo com que ele mantenha um vínculo com a loja. Antes de tudo, é necessário ter um cadastro com informações completas dos consumidores e dos produtos por eles adquiridos. Também se recomendam a instalação de caixas de sugestões e a distribuição de questionários de avaliação sobre os produtos, o atendimento, o ambiente e o layout da loja, entre outros detalhes. Essa consulta de opinião pode ajudar em ajustes para um melhor atendimento na loja.

A ideia é fazer com que os consumidores se sintam importantes para a empresa. As críticas e as boas idéias, inclusive, devem ser respondidas pelos lojistas por telefonemas, e-mails ou correspondência, agradecendo aos clientes pela participação, dizendo o que está sendo colocado em prática para atender às propostas e convidando-os a voltar à loja.


Dicas para pós-venda eficaz

Os especialistas recomendam uma série de dicas para um relacionamento de pós-venda eficaz. Geralmente, elas têm baixo custo e podem ser aplicadas por pequenas empresas como um diferencial no mercado. O principal é agradar e criar um vínculo de emoção com o cliente por meio de agrados que vão desde um cartão de agradecimento pela preferência junto à embalagem do produto e até cupom com desconto para a próxima compra ou entrega de brindes. É importante que cada comerciante analise o seu negócio para decidir a melhor estratégia. Confira algumas sugestões:

• O telemarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para medir a satisfação do cliente, mas deve ser aplicado com cuidado para não gerar irritação e antipatia. Também são utilizados e-mails, chats, correios e até visitas aos consumidores.
• Entre os itens pesquisados, estão a rapidez no atendimento, o prazo de entrega e o comportamento de vendedores, caixas e entregadores;
• Se a carteira de clientes for muito grande, vale trabalhar por amostragem.
• Deixe sempre claro para o cliente que a loja está à disposição e que ele pode fazer contato para esclarecer dúvidas.
• Convide os clientes para comemorações e eventos realizados na empresa e divulgue as novidades da loja.
• Promova sempre treinamentos das equipes para um excelente atendimento.



    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir