Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 17-02-2012

Livro mostra bastidores do carnaval contados por artesãos da Sapucaí
Publicação traz textos e fotografias dos desfiles no Rio de Janeiro. Autores circularam por meses em barracões e até confecções caseiras.
Livro mostra bastidores do carnaval contados por artesãos da Sapucaí
Foto: g1.globo.com

Os bastidores do carnaval contados por quem o faz nascer. É o que traz o livro "Artesãos da Sapucaí", de Carlos Feijó e André Nazareth, que buscou retratar o mundo peculiar dos profissionais que produzem o carnaval carioca.

O fotógrafo André Nazareth e o artista plástico Carlos Feijó circularam durante meses por barracões, ateliês, pequenas fábricas e confecções caseiras para registrar os 60 mais representativos artesãos do carnaval, responsáveis pelas diversas categorias de trabalho nas escolas de samba.

O livro traz a documentação em depoimentos e fotografias de seus ambientes de trabalho, técnicas e processos criativos. Os prefácios são de Fernando Pamplona e Martinho da Vila.

A obra também retrata o trabalho de diretores de carnaval, pesquisadores, carpinteiros, aramistas, bordadeiras, peruqueiras, chapeleiros, iluminadores e coreógrafos, divididos em categorias de base, construção, ornamento e finalização.

Para os autores, é uma justa homenagem aos artesãos, em sua maioria anônimos, que trabalham o ano inteiro para botar na avenida o maior espetáculo da terra.

"Os artesãos do carnaval trabalham quase o ano inteiro, em mutirão...Tem sonhos de reis e de rainhas como a velha baiana, que foi passista", diz Martinho da Vila no prefácio, citando versos de sua música clássica sobre o tema.

Saiba mais:
‘Artesãos da Sapucaí’ - versão em português e inglês
Livro: 220 páginas e formato 21,5 x 25,5
Preço de capa: R$80, promocional por subsídio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura ao projeto
Patrocínio cultural: Grupo Comolatti

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir