Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-02-2012

Palestinos protestam em apoio a greve de fome de militante preso
Khader Adnan, da Jihad Isl�mica, est� h� 62 dias em jejum. Israel afirma que ele "amea�a a seguran�a regional".
Palestinos protestam em apoio a greve de fome de militante preso
Foto: g1.globo.com

Milhares de palestinos marcharam na Faixa de Gaza e na Cisjord�nia na sexta-feira (17) em apoio ao l�der da Jihad Isl�mica Khader Adnan, que est� h� 62 dias em greve de fome em protesto contra sua deten��o por Israel.

"Somos todos Khader Adnan", gritava a multid�o reunida na Faixa de Gaza, com ativistas dos principais partidos pol�ticos unindo for�as em uma rara exibi��o de unidade palestina.

Adnan, de 33 anos, vem se recusando a comer desde meados de dezembro, depois de sua pris�o na Cisjord�nia ocupada. Ele � mantido sob a chamada "deten��o administrativa", significando que Israel pode det�-lo indefinidamente sem direito a julgamento ou a uma acusa��o.

O grupo Jihad Isl�mica, que defende a destrui��o do Estado de Israel, disse que vai aumentar a viol�ncia se Adnan morrer, seguindo relatos de que a sa�de dele est� deteriorando.

"N�s continuaremos nossa Jihad e nossa resist�ncia. Velejaremos no mar de sangue e mart�rio at� desembarcarmos na costa do orgulho e da dignidade", disse o l�der da Jihad Isl�mica, Nafez Azzam, durante um serm�o na sexta-feira na mesquita a-Omari, a mais antiga de Gaza.

O grupo M�dicos para os Direitos Humanos em Israel, que vem monitorando o estado de Adnan em um hospital israelense, disse na sexta-feira que ele corria "perigo imediato de morte", acrescentando que ele havia sofrido "uma atrofia muscular significante".

O Ex�rcito israelense disse em comunicado que Adnan foi preso "por atividades que amea�am a seguran�a regional". N�o entrou em detalhes.

Adnan � dono de uma padaria e de uma venda de frutas e legumes em seu vilarejo na Cisjord�nia, Arabeh. Ele servia como porta-voz da Jihad Isl�mica, que o descreve como um l�der local.

Pelo menos 5.000 pessoas sa�ram �s ruas de Gaza portando uma mistura de bandeiras negras da Jihad, bandeiras verdes do grupo isl�mico Hamas e as bandeiras amarelas do movimento secular Fatah do presidente palestino Mahmoud Abbas.

Testemunhas disseram que milhares tamb�m protestaram na cidade de Jenin, no norte da Cisjord�nia.

Presos palestinos fazem regularmente greves de fome para tentar obter melhores condi��es ou para denunciar a ocupa��o israelense dos Territ�rios Palestinos.

No entanto, tais protestos costumam acabar rapidamente e as autoridades disseram que nenhum persistiu tanto quanto Adnan, que � casado e tem dois filhos, e cuja mulher est� esperando um terceiro beb�.

O Hamas, que governa Gaza, disse que estava pressionando a Liga �rabe e o Egito para que insistissem pela liberta��o de Adnan.

"O povo palestino, com todos os seus componentes e fac��es, nunca abandonar� os presos her�is, principalmente estes que lideram essa batalha de greve de fome", disse a maior autoridade do Hamas no territ�rio Mediterr�neo, Ismail Haniyeh.

O PHR disse que Adnan poderia morrer mesmo se rompesse seu jejum. "H� um risco � sua sa�de mesmo se ele come�ar a comer agora porque seu sistema se acostumou a n�o ter nenhum tipo de alimento", disse um porta-voz do grupo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir