Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-02-2012

Polícia dispersa protesto de islâmicos conservadores na Tunísia
Salafistas fizeram manifestação a favor de um estado mais conservador. Vitória eleitoral do partido islâmico Ennahda preocupa setores seculares.
Polícia dispersa protesto de islâmicos conservadores na Tunísia
Foto: g1.globo.com

A polícia da Tunísia lançou gás lacrimogêneo nesta sexta-feira (17) para dispersar centenas de muçulmanos conservadores que se aglomeravam diante de uma mesquita depois das orações do meio-dia pedindo um Estado islâmico no país, agora governado por um partido islâmico moderado.

Ao menos 300 islâmicos salafistas iniciaram um protesto após as orações desta sexta-feira, caminhando pelo centro de Túnis cantando "Não, não ao secularismo, a Tunísia é islâmica".

A primeira eleição na Tunísia - berço dos levantes da Primavera Árabe contra autocratas repressores - resultou em um governo liderado pelo partido moderado islâmico Ennahda.

A ascensão do Ennahda alarmou os tunisianos seculares que se preocupam com a islamização do país -- até agora considerado um dos mais seculares e liberais do mundo árabe.

O Ennahda tem sido cauteloso, tranquilizando os críticos ao dizer que não planeja impor regras religiosas aos tunisianos, mas também tem tido dificuldade para controlar os salafis, que são mais conservadores e exigem um papel maior da religião na vida pública.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir