Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-02-2012

Enxameamento de abelhas assusta moradores de Cerquilho, SP
Os insetos se instalaram em uma �rvore no bairro Nova Cerquilho. Os bombeiros fizeram isolamento do local para evitar acidentes.
Enxameamento de abelhas assusta moradores de Cerquilho, SP
Foto: g1.globo.com

Um enxameamento de abelhas da esp�cie Europa assustou moradores do bairro Nova Cerquilho, em Cerquilho, no interior de S�o Paulo, na manh� desta quarta-feira (22). Os insetos se instalaram em uma �rvore na rua de acesso � rodovia Antonio Romano Schincariol.

Ao perceberem a presen�a do enxame, os moradores acionaram a Guarda Municipal. De acordo com o GM Ednilson Correia Mussolin, para garantir a seguran�a, o Corpo de Bombeiros foi chamado. O local foi isolado para evitar acidentes. Os motoristas que iriam acessar a rodovia precisaram fazer desvio pelo bairro.

Usando roupas especiais, os bombeiros fizeram pulveriza��o para afugentar as abelhas que estavam agressivas. Segundo o GM, n�o foi preciso fazer a extermina��o do grupo. "Com a aproxima��o dos bombeiros, a rainha saiu e o grupo todo a acompanhou", afirma Ednilson

O comportamento migrat�rio das abelhas � comum durante o ver�o e primavera. Isso ocorre quando a col�nia est� com superpopula��o. Parte dos insetos dessa col�nia, aproximadamente 40%, al�m da rainha, sai para se fixar em outro local. Durante esse trajeto, as abelhas podem se instalar em diversos pontos at� encontrarem um local seguro para fixarem definitivamente a col�nia.

O ambientalista Fernando Rosa, de Itapetininga, alerta que � preciso ter cuidados durante os enxameamento, pois os insetos podem ficar agressivos. "O objetivo � proteger a rainha, ent�o qualquer amea�a pode ser motivo de ataques", afirma.

Fernando Rosa afirma ainda que, mesmo durante essas amea�as deve se evitar o exterm�nio dos insetos. "O ideal � chamar especialistas para fazer a remo��o sem matar", afirma.

Ele explica que isso se deve a import�ncia da abelha ao meio ambiente. Elas s�o as principais fontes de poliniza��o e com isso garantem a reprodu��o das plantas. "Atualmente percebemos redu��o de abelhas na natureza. Isso � preocupante, pois pode afetar o meio ambiente", explica.

A redu��o de abelhas j� provocou problemas na agricultura nos Estados Unidos. Com a aplica��o excessiva de produtos agrot�xicos para evitar pragas, matou tamb�m os animais polinizadores com a abelha. Isso afetou a produ��o de laranja. Os produtores tiveram que recorrer a apicultores para que instalassem col�nias em meio as planta��es.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir