Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-02-2012

A ARROGÂNCIA E A PREPOTÊNCIA DOS DOUTORES DO “PODER”.
Será que o poderoso tem mãe? Sim, começo estas linhas perguntando, pois imagino que o arrogante e prepotente não tenha. Minha mãe querida deu-me educação, vez ou outra relegada por mim, mas deu, e lhe sou grato.
A ARROGÂNCIA E A PREPOTÊNCIA DOS DOUTORES DO “PODER”.

Tão grato que faço uso cotidianamente. Mas com essas palavras introdutórias que serão necessárias à frente, é preciso esclarecer o que muitos me perguntam: Aquilo que você escreve, aconteceu com você? Eu respondo: E com você, nunca aconteceu?

Boa leitura!

Certa ocasião, cursando a graduação na Cidade de Alegre, ou, no Alegre, durante um estágio no laboratório de entomologia da UFES conheci um sujeito que uma vez se queixou do tratamento dispensado a ele por um professor, Doutor, Livre Docente em sua cadeira e tal (vamos chamar esse Doutor de Paulo, Doutor Paulo será um nome fictício, qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência). Na ocasião o Professor todo-poderoso Doutor Paulo lhe chamou de burro, preguiçoso, vagabundo. Ao contar, com toda tranquilidade do mundo, ele me falou: - "Bom Guarapari (era como ele me chamava), eu tenho certeza de que estou fazendo o meu trabalho da melhor forma, agora se ele pensa assim, paciência, isso só fará mal a ele próprio, um dia ele tem um piripaque e vai, e eu fico." Eu ouvi mudo. Falar o que? Durante a conversa ele me contou algumas histórias da sua vida, mas uma das frases que ele usou, o meu amigão Braconídeo (apelido carinhoso), e nunca vou esquecer foi: -"não custa nada você ser gente boa com os outros". Se você parar para pensar, não custa mesmo. Então, terminei meu estágio, troquei de curso, vivi. Algum tempo depois fico sabendo que o tal Professor Doutor Paulo enfartara, que sua esposa o deixara, e que o seu médico teria lhe proibido o cigarro. Você deve estar pensando a mesma coisa que pensei quando soube. Vida que segue, encontro com ele, braconídeo. Conversa vai, conversa vem, perguntei: - Como você está? Ele responde: - "Estou ótimo! Minha filha nasceu, passei em outro concurso melhor, e minha esposa está grávida de um menino, o Pedro". Você deve estar pensando a mesma coisa que pensei quando soube.
Enfim, é fácil ficar com pena dos arrogantes e prepotentes poderosos. Um dia eles morrerão com um CÂNCER, farão um INFARTO um AVC ou engasgarão com o seu VENENO.

E o que eu pude aprender? Várias coisas: Com a minha mãe aprendi que educação é fundamental, com o braconídeo (Leonardo) que sempre podemos fazer coisas boas pelos nossos pares e com os arrogantes, prepotentes e mal-educados que estão no poder, aprendi que "vagabundos e moleques" são e serão as causas das suas doenças, das suas mortes e das suas derrotas.

Então eu convido a você "vagabundo" (releiamos FHC) como o Braconídeo, como a mim, a eliminar das nossas vidas os arrogantes e prepotentes como o tal Professor Doutor Paulo (nome fictício). Mas não porque somos melhores que eles. É muito pelo contrário, eles são tão "melhores" do que nós que não podemos impô-los nossa presença. Caso você conheça alguém assim, afaste-se dele. O mundo gira, e gira muito rápido, talvez um dia você o veja simplesmente ir, e nós ficaremos.
Leu? Simples assim!


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gedson Alves    |      Imprimir