Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-02-2012

Economia da Alemanha tem contração de 0,2% no 4º trimestre
Queda nas exportações e no consumo afetaram desempenho da maior economia da zona do euro; no consolidade em 2011 PIB cresceu, 3,1%.
Economia da Alemanha tem contração de 0,2% no 4º trimestre
Foto: altamiroborges.blogspot.com

A economia da Alemanha se contraiu em 0,2% no quarto trimestre, com declínio nas exportações e no consumo privado, mostraram dados nesta sexta-feira, mas analistas disseram esperar que o motor de crescimento da Europa ganhe fôlego novamente neste ano.

Os investimentos, particularmente no setor de construção, foram um ponto de destaque.

No resultado consolidado de 2001, o PIB alemão cresceu 3,1%, menos que o avanço de 3,6% apresentado em 2010.

Os dados sazonalmente ajustados da Agência de Estatísticas confirmaram estimativa preliminar e mostraram que o comércio exterior e o consumo privado subtraíram, respectivamente, 0,3 e 0,1 ponto porcentual do Produto Interno Bruto.

As exportações, em particular, caíram 0,8% no quarto trimestre depois de crescerem 2,6% nos três meses anteriores. Economistas atribuíram a queda à demanda mais fraca da zona do euro, em função da crise de dívida soberana.

Os dados do terceiro trimestre foram revisados para cima, passando a mostrar crescimento de 1,2% no consumo privado, contra alta de 0,8% informado originalmente.

Os números desta sexta-feira mostraram que os investimentos apoiaram a economia alemã no quarto trimestre, particularmente os investimentos em construção, que aumentaram 1,9%, adicionando 0,2 ponto porcentual ao PIB.



Fonte: economia.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir