Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2012

Quatro morrem no 4º dia de protestos contra profanação do Alcorão
Quatro pessoas morreram em violentos protestos contra os Estados Unidos nesta sexta-feira na província de Herat.
Quatro morrem no 4º dia de protestos contra profanação do Alcorão
Foto: noticias.terra.com.br

Quatro pessoas morreram em violentos protestos contra os Estados Unidos nesta sexta-feira na província de Herat. As duas primeiras mortes ocorreram em confrontos quando manifestantes tentaram atacar o consulado dos Estados Unidos. Outras duas pessoas morreram em distúrbios no distrito de Adraskan, afirmou um porta-voz da província de Herat.

As mortes aconteceram no quarto dia de protestos populares contra a queima do Alcorão. Um pouco antes, o Ministério do Interior havia dito que os protestos desta sexta estavam menos violentos. "Não houve incidentes graves nos conflitos desta sexta. Há dois policiais e três civis feridos", afirmou o porta-voz do Ministério, Sediq Sediqui.

Segundo a agência afegã AIP, após as orações da sexta-feira milhares de afegãos se reuniram nas ruas de algumas cidades do norte e do leste e também na capital do país, Cabul. Os protestos contra a queima do Alcorão deixaram até ontem 16 mortos em diversos pontos do país, entre eles dois soldados das tropas internacionais que morreram por disparos de um militar afegão durante uma manifestação.

"Trabalhar junto com as autoridades afegãs é a única forma de corrigir esse grave erro e garantir que nunca mais aconteça", disse em uma nota de imprensa enviada na quinta-feira à noite o chefe da missão da Otan no Afeganistão, John Allen.

Profanação do livro sagrado
Os distúrbios começaram na terça-feira, depois que vários funcionários afegãos da maior base americana no Afeganistão, Bagram, denunciaram publicamente que exemplares do Alcorão foram queimados dentro do complexo.

A missão da Otan e o governo afegão abriram uma investigação para determinar as causas do incidente e na quarta à noite Allen pediu as suas forças e à população afegã "paciência e moderação" até que essa equipe chegue a uma conclusão.

A profanação do Alcorão é um assunto muito sensível no Afeganistão, cuja população é predominantemente muçulmana. No ano passado, 20 pessoas, entre elas sete trabalhadores da ONU, morreram por causa dos protestos pela queima pública de um exemplar em uma igreja americana.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir